Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Niele Rosa Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Gisele Abreu Lira Corrêa dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-05T16:03:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-05T16:03:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | NIELESILVA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869437 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material foi elaborado durante a pesquisa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica intitulada “Da Oralidade à Escrita: a Contação de Histórias na Alfabetização”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Trata-se de um Produto Educacional dividido em duas partes: Parte I - Sugestões Pedagógicas direcionadas aos professores alfabetizadores a fim de facilitar a compreensão sobre a aplicação deste material em sala de aula e a Parte II - Caderno de Atividades formado por sequências didáticas elaboradas e contextualizadas com livros literários infantis. Este material é um recurso pedagógico para apoiar os professores que ensinam a língua escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Ele propõe o desenvolvimento das habilidades de escrita dos estudantes a partir da prática de contação de histórias, de modo que possibilite a promoção do avanço da hipótese de escrita dos estudantes. O suporte teórico utilizado para a construção deste material foram os estudos a respeito dos conceitos de alfabetização e letramento de Soares (2020), concepções acerca da aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética na perspectiva de Morais (2012) e sobre a relevância da contação de histórias no trabalho de Busatto (2012). Esperamos que este Produto Educacional possa contribuir e motivar para o engajamento dos estudantes nas propostas pedagógicas sugeridas, a fim de colaborar para o melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | pt_BR |
Título: dc.title | O encantamento da escrita: e-book didático-pedagógico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
NIELESILVA2024PRODEDUC.pdf | 23,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869437/2/NIELESILVA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons