Caderno de possibilidades: pelo ensino de uma história outra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Mariana da Costa de-
Autor(es): dc.contributor.authorPinho, José Ricardo Dordron de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-05T15:52:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-05T15:52:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
identificador: dc.identifier.otherMARIANASANTANA2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869436-
Resumo: dc.description.abstractO presente Produto Educacional (PE) é oriundo de uma pesquisa de mestrado cuja aplicação prática se deu a partir da oficina “Contando Histórias de Mulheres Brasileiras”, oferecida para estudantes de 4º e 5º anos do Campus Humaitá I, do Colégio Pedro II, no ano de 2023.Tal pesquisa se desenvolveu a fim de responder à seguinte questão: a literatura, como abordagem que valoriza a oralidade, é uma estratégia para uma aprendizagem significativa na disciplina História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Ao longo da oficina, exploramos o protagonismo das mulheres na construção histórica do nosso país, valorizando suas contribuições e problematizando os apagamentos que essas histórias sofreram no decorrer do tempo. Este Produto Educacional foi desenvolvido à luz da teoria sobre sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituindo-se como uma possibilidade para que outros docentes se inspirem no trabalho desenvolvido a partir do protagonismo da literatura e de gêneros orais no ensino de História. Tal iniciativa culminou na gravação do podcast Mulheres extraordinárias que mudaram o Brasil”, que comporta as aprendizagens que os estudantes desenvolveram durante o processo. Esta pesquisa mostrou que, ao estimular o trabalho com a literatura e a oralidade como estratégias didáticas para o ensino de História nos Anos Iniciais, é possível potencializar aprendizagens mais significativas sobre as narrativas históricas brasileiras em nossos estudantes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura e Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOralidade na literaturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastspt_BR
Título: dc.titleCaderno de possibilidades: pelo ensino de uma história outrapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistoriapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons