Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Mariana da Costa de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinho, José Ricardo Dordron de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-05T15:52:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-05T15:52:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARIANASANTANA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869436 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Produto Educacional (PE) é oriundo de uma pesquisa de mestrado cuja aplicação prática se deu a partir da oficina “Contando Histórias de Mulheres Brasileiras”, oferecida para estudantes de 4º e 5º anos do Campus Humaitá I, do Colégio Pedro II, no ano de 2023.Tal pesquisa se desenvolveu a fim de responder à seguinte questão: a literatura, como abordagem que valoriza a oralidade, é uma estratégia para uma aprendizagem significativa na disciplina História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Ao longo da oficina, exploramos o protagonismo das mulheres na construção histórica do nosso país, valorizando suas contribuições e problematizando os apagamentos que essas histórias sofreram no decorrer do tempo. Este Produto Educacional foi desenvolvido à luz da teoria sobre sequências didáticas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), constituindo-se como uma possibilidade para que outros docentes se inspirem no trabalho desenvolvido a partir do protagonismo da literatura e de gêneros orais no ensino de História. Tal iniciativa culminou na gravação do podcast Mulheres extraordinárias que mudaram o Brasil”, que comporta as aprendizagens que os estudantes desenvolveram durante o processo. Esta pesquisa mostrou que, ao estimular o trabalho com a literatura e a oralidade como estratégias didáticas para o ensino de História nos Anos Iniciais, é possível potencializar aprendizagens mais significativas sobre as narrativas históricas brasileiras em nossos estudantes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura e História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Oralidade na literatura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Podcasts | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de possibilidades: pelo ensino de uma história outra | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Historia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARIANASANTANA2024PRODEDUC.pdf | 3,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869436/2/MARIANASANTANA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons