Letramento literário afro-brasileiro: caderno de atividades pedagógicas orientadas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Luciana Arleu-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Gisele Abreu Lira Corrêa dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-05T15:19:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-05T15:19:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-04-
identificador: dc.identifier.otherLUCIANAVIEIRA2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869435-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno de atividades é fruto de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica, vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II. Elaborado como um produto educacional, destina-se a professores e estudantes interessados em atividades pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento dos letramentos literário, crítico e racial, centrando-se especialmente no contexto da Literatura Afro-Brasileira. Validado por meio de pesquisa, este produto visa contribuir de maneira efetiva para a implementação da Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. A pesquisa está intrinsecamente vinculada à temática da Literatura Afro-Brasileira, buscando promover os letramentos literários, críticos e raciais como componentes essenciais do currículo educacional. A justificativa para a criação deste produto pedagógico reside na observação de que a Literatura Afro-Brasileira não recebe a mesma ênfase que a Literatura Canônica no ambiente escolar. Conscientes da intensa rotina docente, muitas vezes limitadora na elaboração de atividades, o caderno de atividades tem como propósito oferecer sugestões práticas alinhadas aos objetivos educacionais dessa temática, complementando materiais já disponíveis provenientes de diversas pesquisas acadêmicas. O material não apenas visa preencher lacunas na abordagem pedagógica da Literatura Afro-Brasileira, mas também busca incentivar ações e transformações efetivas. A expectativa é que o caderno motive educadores e estudantes, criando um ambiente propício para reflexões socioculturais que valorizem a rica diversidade da cultura brasileira e promovam a inserção da literatura afro-brasileira nos diversos contextos escolares. Este trabalho representa um passo significativo na promoção da equidade e diversidade no ensino literário, reconhecendo a importância da representatividade e da pluralidade cultural no currículo educacional brasileiro.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividade racialpt_BR
Título: dc.titleLetramento literário afro-brasileiro: caderno de atividades pedagógicas orientadaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLiteraturapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons