Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leviski, Renata de Mello Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Aira Suzana Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-05T13:31:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-05T13:31:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | RENATALEVISKI2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869433 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Observa-se, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, grande dificuldade dos estudantes em buscar e delimitar material para a realização de pesquisas escolares. Os trabalhos apresentados por alunos da escola básica são, frequentemente, meras reproduções de textos, contendo informações além das necessárias. Essas constatações, também são corroboradas por estudos acadêmicos voltados para o letramento informacional. Considerando a pesquisa escolar como método de aprendizagem, essa forma de letramento refere-se ao conhecimento que necessita da orientação de um professor. Acredita-se que o processo de ensino-aprendizagem que tenha o Letramento Informacional como um de seus objetivos, nos anos iniciais, pode contribuir para a construção dos conhecimentos no ambiente escolar e para a formação de cidadãos mais reflexivos e críticos. Dada a facilidade do acesso à informação, a abundância de recursos bibliográficos e multimidiáticos, juntamente com a dificuldade em se perceber a informação apropriada e relevante para o conhecimento almejado, tornam o Letramento Informacional primordial para a Pesquisa Escolar. Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral é desenvolver nos alunos as habilidades de busca, seleção e uso da informação, por meio do Letramento Informacional, tendo como motivação a construção de um jogo. Apresenta-se o relato das atividades desenvolvidas com alunos do 5º ano, os quais, durante as aulas de Literatura, conheceram mitologias de diferentes culturas e criaram um jogo de cartas denominado “Quem sou eu?” com o tema da Mitologia Grega. Para a elaboração do jogo, os alunos tiveram contato com diversas narrativas dessa mitologia e realizaram uma série de pesquisas. A atividade fundamentou-se, principalmente, nas pesquisas de Kishimoto (2011), nas obras de Campello (2003), Cosson (2014), Fialho (2021), Gasque (2010), Antunes (2010) e Rojo (2009), entre outros. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
Título: dc.title | Quem sou eu? Mitologia grega: a construção do jogo como motivação para a pesquisa escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Anos Iniciais do Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RENATALEVISKI2024PRODEDUC.pdf | 3.19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869433/2/RENATALEVISKI2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons