Quem sou eu? Mitologia grega: a construção do jogo como motivação para a pesquisa escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLeviski, Renata de Mello Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Aira Suzana Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-05T13:31:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-05T13:31:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-03-
identificador: dc.identifier.otherRENATALEVISKI2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869433-
Resumo: dc.description.abstractObserva-se, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, grande dificuldade dos estudantes em buscar e delimitar material para a realização de pesquisas escolares. Os trabalhos apresentados por alunos da escola básica são, frequentemente, meras reproduções de textos, contendo informações além das necessárias. Essas constatações, também são corroboradas por estudos acadêmicos voltados para o letramento informacional. Considerando a pesquisa escolar como método de aprendizagem, essa forma de letramento refere-se ao conhecimento que necessita da orientação de um professor. Acredita-se que o processo de ensino-aprendizagem que tenha o Letramento Informacional como um de seus objetivos, nos anos iniciais, pode contribuir para a construção dos conhecimentos no ambiente escolar e para a formação de cidadãos mais reflexivos e críticos. Dada a facilidade do acesso à informação, a abundância de recursos bibliográficos e multimidiáticos, juntamente com a dificuldade em se perceber a informação apropriada e relevante para o conhecimento almejado, tornam o Letramento Informacional primordial para a Pesquisa Escolar. Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo geral é desenvolver nos alunos as habilidades de busca, seleção e uso da informação, por meio do Letramento Informacional, tendo como motivação a construção de um jogo. Apresenta-se o relato das atividades desenvolvidas com alunos do 5º ano, os quais, durante as aulas de Literatura, conheceram mitologias de diferentes culturas e criaram um jogo de cartas denominado “Quem sou eu?” com o tema da Mitologia Grega. Para a elaboração do jogo, os alunos tiveram contato com diversas narrativas dessa mitologia e realizaram uma série de pesquisas. A atividade fundamentou-se, principalmente, nas pesquisas de Kishimoto (2011), nas obras de Campello (2003), Cosson (2014), Fialho (2021), Gasque (2010), Antunes (2010) e Rojo (2009), entre outros.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento informacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativospt_BR
Título: dc.titleQuem sou eu? Mitologia grega: a construção do jogo como motivação para a pesquisa escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineAnos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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