Explorando o espaço: a ludicidade na construção do pensamento espacial e suas contribuições ao raciocínio geográfico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Catarinensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKraisch, Aluisiane-
Autor(es): dc.contributor.authorPlacido, Reginaldo Leandro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T20:41:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T20:41:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-
identificador: dc.identifier.otherxplorando o espaço: a ludicidade na construção do pensamento espacial e suas contribuições ao raciocínio geográficopt_BR
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática: xplorando o espaço: a ludicidade na construção do pensamento espacial e suas contribuições ao raciocínio geográficopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869429-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) investigou como a ludicidade no ensino de Geografia pode auxiliar estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental (EF) a desenvolver o pensamento espacial e estimular o raciocínio geográfico. Para isso, foram delineados objetivos específicos que orientaram o desenvolvimento do estudo, incluindo uma pesquisa bibliográfica, avaliação diagnóstica e a elaboração de uma Sequência Didática (SD) como Produto Educacional (PE). O estudo, de natureza exploratória e qualitativa, utilizou a pesquisa-ação como método, envolvendo diagnóstico, ação e reflexão crítica. A coleta de dados foi realizada na Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, em Blumenau, Santa Catarina, e incluiu uma avaliação diagnóstica e a aplicação de uma Sequência Didática (SD) gamificada, que integrou cartografia e ludicidade. Os resultados indicaram que a adoção de uma linguagem lúdica no planejamento da SD auxiliou no processo de aprendizado de conceitos básicos de cartografia e orientação espacial. Observou-se que habilidades cognitivas, como percepção espacial, memória visual e raciocínio, desenvolvem-se à medida que os estudantes aprendem e aplicam a linguagem cartográfica. Concluiu-se que a ludicidade facilita a internalização de conceitos complexos, promove a motivação intrínseca e facilita a retenção do conhecimento, transformando o processo de aprendizagem em uma experiência agradável e significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent25mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLudicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio Geográficopt_BR
Título: dc.titleExplorando o espaço: a ludicidade na construção do pensamento espacial e suas contribuições ao raciocínio geográficopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Geografiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSaberes e Conhecimentos da Geografia no Espaço Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons