Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Kraisch, Aluisiane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Placido, Reginaldo Leandro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T20:41:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T20:41:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | xplorando o espaço: a ludicidade na construção do pensamento espacial e suas contribuições ao raciocínio geográfico | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática: xplorando o espaço: a ludicidade na construção do pensamento espacial e suas contribuições ao raciocínio geográfico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869429 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO) investigou como a ludicidade no ensino de Geografia pode auxiliar estudantes do 6o ano do Ensino Fundamental (EF) a desenvolver o pensamento espacial e estimular o raciocínio geográfico. Para isso, foram delineados objetivos específicos que orientaram o desenvolvimento do estudo, incluindo uma pesquisa bibliográfica, avaliação diagnóstica e a elaboração de uma Sequência Didática (SD) como Produto Educacional (PE). O estudo, de natureza exploratória e qualitativa, utilizou a pesquisa-ação como método, envolvendo diagnóstico, ação e reflexão crítica. A coleta de dados foi realizada na Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, em Blumenau, Santa Catarina, e incluiu uma avaliação diagnóstica e a aplicação de uma Sequência Didática (SD) gamificada, que integrou cartografia e ludicidade. Os resultados indicaram que a adoção de uma linguagem lúdica no planejamento da SD auxiliou no processo de aprendizado de conceitos básicos de cartografia e orientação espacial. Observou-se que habilidades cognitivas, como percepção espacial, memória visual e raciocínio, desenvolvem-se à medida que os estudantes aprendem e aplicam a linguagem cartográfica. Concluiu-se que a ludicidade facilita a internalização de conceitos complexos, promove a motivação intrínseca e facilita a retenção do conhecimento, transformando o processo de aprendizagem em uma experiência agradável e significativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 25mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio Geográfico | pt_BR |
Título: dc.title | Explorando o espaço: a ludicidade na construção do pensamento espacial e suas contribuições ao raciocínio geográfico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Geografia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Saberes e Conhecimentos da Geografia no Espaço Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons