Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marcelle Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moraes, Jorge Luiz Marques de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T18:38:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T18:38:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARCELLESILVA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869422 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta o Produto Educacional “Re-Leituras: Práticas de Letramento Visual”, fruto da dissertação de mestrado intitulada “RE-LEITURAS - LETRAMENTO VISUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA: Uma oportunidade de ampliar saberes para professores dos anos finais do ensino fundamental”. O Produto Educacional consiste em um manual de letramento visual para professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental sem distinção de disciplina. O objetivo geral da proposta formativa é possibilitar aos docentes o contato com o conceito de letramento visual, propondo reflexão e troca de saberes sobre o tema. Os objetivos específicos são: ampliar o conceito de releitura, como oportunidade de “reler”, “olhar novamente” para um saber e poder multiplicar possibilidades de práticas didáticas; experienciar práticas artísticas, através de leitura de imagens de obras de arte, do fruir e da produção artística e compartilhar saberes entre pares proporcionando estímulo mútuo para a formação docente continuada. A oficina totalmente assíncrona que compõe este manual propõe atividades teóricas e práticas. O Produto Educacional também traz uma sequência didática que explora multimodalidades, multiletramentos e letramento visual, conceitos abordados no estudo. Espera-se que a proposta contribua com a sociedade com a oficina “Re-Leituras: Práticas de Letramento Visual”, beneficiando docentes e discentes com possibilidades de práticas de letramento visual em sala de aula. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Anos finais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura de imagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Título: dc.title | Re-leituras: práticas de letramento visual | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MARCELLESILVA2024PRODEDUC.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869422/2/MARCELLESILVA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons