Re-leituras: práticas de letramento visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Marcelle Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributor.authorMoraes, Jorge Luiz Marques de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T18:38:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T18:38:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-29-
identificador: dc.identifier.otherMARCELLESILVA2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869422-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o Produto Educacional “Re-Leituras: Práticas de Letramento Visual”, fruto da dissertação de mestrado intitulada “RE-LEITURAS - LETRAMENTO VISUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA: Uma oportunidade de ampliar saberes para professores dos anos finais do ensino fundamental”. O Produto Educacional consiste em um manual de letramento visual para professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental sem distinção de disciplina. O objetivo geral da proposta formativa é possibilitar aos docentes o contato com o conceito de letramento visual, propondo reflexão e troca de saberes sobre o tema. Os objetivos específicos são: ampliar o conceito de releitura, como oportunidade de “reler”, “olhar novamente” para um saber e poder multiplicar possibilidades de práticas didáticas; experienciar práticas artísticas, através de leitura de imagens de obras de arte, do fruir e da produção artística e compartilhar saberes entre pares proporcionando estímulo mútuo para a formação docente continuada. A oficina totalmente assíncrona que compõe este manual propõe atividades teóricas e práticas. O Produto Educacional também traz uma sequência didática que explora multimodalidades, multiletramentos e letramento visual, conceitos abordados no estudo. Espera-se que a proposta contribua com a sociedade com a oficina “Re-Leituras: Práticas de Letramento Visual”, beneficiando docentes e discentes com possibilidades de práticas de letramento visual em sala de aula.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnos finais do Ensino Fundamental - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento visualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de imagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Título: dc.titleRe-leituras: práticas de letramento visualpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons