Insights insurgentes: valores decoloniais no ensino-aprendizagem de língua inglesa nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDornelas, Lisbete dos Anjos-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogerio Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T18:18:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T18:18:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-02-
identificador: dc.identifier.otherLISBETEDORNELAS2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869420-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é parte resultante de uma pesquisa de mestrado, denominada NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NOS ANOS INICIAIS: Uma proposta a partir de perspectivas decoloniais, realizada pelo programa de Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II - RJ. A partir desta pesquisa, foi desenvolvido oficina de extensão, de forma remota, com docentes de Língua Inglesa que atuam ou tenham atuado recentemente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes pública e/ou privada de ensino do Brasil, resultando na elaboração deste Livro igital/E-book. Este material constitui-se em um produto educacional que busca contribuir com conceitos e reflexões sobre a temática decolonial e intercultural crítica, tendo como referenciais teóricos: Walsh (2009, 2013, 2017), Candau (2014), Mignolo (2017), Quijano (2000, 2005), Maldonado-Torres (2007, 2018), entre outros. Nesta obra são apresentadas algumas sugestões de atividades pedagógicas práticas que fazem parte de uma construção coletiva realizada pelos participantes da oficina. As reflexões feitas em conjunto contribuíram para a formação continuada docente e a construção de novos significados acerca da temática estudada. Espera-se que este material sirva como guia com insights para educadores desenvolverem ações pedagógicas críticas, à luz do paradigma decolonial e possa, em alguma medida, transformar e colaborar para a construção de uma sociedade menos desigual.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidadept_BR
Título: dc.titleInsights insurgentes: valores decoloniais no ensino-aprendizagem de língua inglesa nos anos iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Inglesapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons