Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dornelas, Lisbete dos Anjos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Rogerio Mendes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T18:18:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T18:18:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | LISBETEDORNELAS2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869420 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é parte resultante de uma pesquisa de mestrado, denominada NOVAS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NOS ANOS INICIAIS: Uma proposta a partir de perspectivas decoloniais, realizada pelo programa de Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica do Colégio Pedro II - RJ. A partir desta pesquisa, foi desenvolvido oficina de extensão, de forma remota, com docentes de Língua Inglesa que atuam ou tenham atuado recentemente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das redes pública e/ou privada de ensino do Brasil, resultando na elaboração deste Livro igital/E-book. Este material constitui-se em um produto educacional que busca contribuir com conceitos e reflexões sobre a temática decolonial e intercultural crítica, tendo como referenciais teóricos: Walsh (2009, 2013, 2017), Candau (2014), Mignolo (2017), Quijano (2000, 2005), Maldonado-Torres (2007, 2018), entre outros. Nesta obra são apresentadas algumas sugestões de atividades pedagógicas práticas que fazem parte de uma construção coletiva realizada pelos participantes da oficina. As reflexões feitas em conjunto contribuíram para a formação continuada docente e a construção de novos significados acerca da temática estudada. Espera-se que este material sirva como guia com insights para educadores desenvolverem ações pedagógicas críticas, à luz do paradigma decolonial e possa, em alguma medida, transformar e colaborar para a construção de uma sociedade menos desigual. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
Título: dc.title | Insights insurgentes: valores decoloniais no ensino-aprendizagem de língua inglesa nos anos iniciais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Inglesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
LISBETEDORNELAS2024PRODEDUC.pdf | 8,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869420/2/LISBETEDORNELAS2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons