Onde sou?: alfabetização cartográfica inclusiva através do jogo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Isabela Missias Santos Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Marcia Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T17:54:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T17:54:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-26-
identificador: dc.identifier.otherISABELAANDRADE2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869419-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno apresenta a proposta de criação de um jogo que tem como principal objetivo desenvolver a alfabetização cartográfica em todos os alunos, dentro de uma abordagem inclusiva, utilizando os princípios do Design Universal Para Aprendizagem. As orientações que serão colocadas nesse material foram produzidas juntamente à pesquisa de dissertação intitulada: Alfabetização cartográfica inclusiva: o Design Universal Para Aprendizagem em jogo. Tanto este produto educacional como a dissertação estão vinculados ao Programa de Mestrado em Práticas da Educação Básica - MPPEB, do Colégio Pedro II. O principal motivo para a produção e a divulgação deste material é a necessidade de compartilhar abordagens de ensino que se destinam a trabalhar com a diversidade humana, de modo a pensar nossas práticas pedagógicas de forma inclusiva. Sendo assim, este material teve como orientação a pesquisa de metodologias e práticas que pudessem ser inseridas nas aulas de Geografia apresentando novas possibilidades de ensinar em sala de aula, com o objetivo de realmente incluir qualquer aluno que esteja nela. Neste caderno, é apresentado um jogo, que objetiva, em sua dinâmica, auxiliar alunos típicos e atípicos a aprenderem, de formar cooperativa, Sendo assim, serão apresentados os principais conceitos, que serviram como base teórica, e que alicerçam a pesquisa para a produção do jogo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografia (Ensino Fundamental) – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartografia - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento cartográficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em jogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativospt_BR
Título: dc.titleOnde sou?: alfabetização cartográfica inclusiva através do jogopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons