Uma jornada pela África nas aulas de educação física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Isabela Cristina Sines-
Autor(es): dc.contributor.authorSalvador, Marco Antonio Santoro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T17:31:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T17:31:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
identificador: dc.identifier.otherISABELAPIRES2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869418-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto educacional integra a dissertação ÁFRICA e EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PARCERIAS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA CRIANÇA NEGRA e Educação Física Escolar: parcerias nas construção da identidade da criança negrae é fruto de atividades desenvolvidas com uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Faz parte de um estudo qualitativo, que procurou analisar como problema de pesquisa, de que forma as possibilidades de construção da identidade negra podem ser alcançadas a partir da utilização da cultura Africana nas aulas de Educação Física. Para responder à tal problemática, foi criada uma sequência didática de seis aulas, contendo diversas atividades relacionadas à cultura afro-brasileira. Tal sequência didática se transformou neste produto educacional que, associado à pesquisa, é um guia de atividades voltadas para os professores de educação física que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de dar suporte teórico e metodológico na elaboração de aulas que contemplem a Lei 10.639, a partir dos conteúdos relacionados à cultura africana. A abordagem desses conteúdos foi realizada através de sua exposição teórica e da proposta de atividades práticas que visaram proporcionar o diálogo e a reflexão crítica dos alunos a respeito das questões raciais. Os dados foram obtidos através da observação participante, por meio de gravações audiovisuais, de registros fotográficos e das anotações no diário de campo, realizados pela professora-pesquisadora. A análise dos dados ocorreu em consonância com o referencial norteador desta pesquisa. Entendemos que este guia de atividades seja um potencial auxiliador no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Educação Física e vislumbra colocar em prática a Lei 10.639, auxiliando na construção de identidades empoderadas e na elaboração de práticas pedagógicas antirracistas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação física – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade racialpt_BR
Título: dc.titleUma jornada pela África nas aulas de educação físicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Físicapt_BR
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