Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Raphael Bessa Ferreira, Tisa Cardoso Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T16:43:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T16:43:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | MINICONTISTAS - UMA PROPOSTA EM SALA MULTIMÍDIA WHATSAPP Desmitificando métodos de ensino de literatura com tecnologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869416 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O contexto atual pandêmico (2020-2021) trouxe a experimentação das múltiplas possibilidades da escrita criativa, com os avanços teóricos, metodológicos e tecnológicos. Configurando-se, neste sentido, um novo quadro para refletir o ensino e aprendizagem da literatura. Entendemos, pois, que esse contexto se mostrou favorável para a construção de uma proposta de formato metodológico contrário da ordem tradicional do ensino de literatura: leitura e depois escrita. Para tanto, realizamos estudos de diversos autores, como: Carla Coscarelli (2016); Chartier (2002); Marcelo Buzato (2006; 2007); Mikhail Bakhtin (2013); PerroneMoisés (2016); Pierre Lévy (2010); e Roxane Rojo e Moura (2019), que nos ajudaram amadurecer a ideia de aprender literatura usando a escrita criativa e tecnologia. A proposta didática realizada em sala multimídia WhatsApp contribuiu para experimentação literária através da prática da escrita de minicontos infográficos e montagem de um ebook como produção literária. Os resultados, entretanto, assinalaram que a sequência didática, com base no letramento digital e literário, não demonstrou efeito quanto à percepção da linguagem estética literária e, mais ainda, indicou a necessidade de uma prática textual que vai além do conhecimento mecânico de metodologias e técnicas de ensino de literatura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 848kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita criativa. WhatsApp. Miniconto Infográfico. Ensino de Literatura. | pt_BR |
Título: dc.title | Minicontistas - Uma proposta em sala multimídia Whatsapp: desmitificando métodos de ensino de literatura com tecnologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Estudos Literários e suas Práticas Educativas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons