Leituras elásticas: uma perspectiva multimodal de letramento literário para estudantes do 3º ano do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSampaio, Elaine de Barros Manhanini-
Autor(es): dc.contributor.authorAmparo, Flávia Vieira da Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T16:00:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T16:00:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
identificador: dc.identifier.otherELAINESAMPAIO2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869415-
Resumo: dc.description.abstractEsse Produto Educacional (PE), intitulado “Leituras elásticas: uma perspectiva multimodal de letramento literário para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental”, foi desenvolvido ao longo da pesquisa de Pós-graduação “Letramento literário no 3º ano do Ensino Fundamental: a literatura infantil na perspectiva das leituras elásticas e da formação do leitor”, apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, do Colégio Pedro II. Consiste em um Caderno de Atividades no qual estão descritas oficinas pedagógicas aplicáveis aos estudantes da terceira série dos anos iniciais da Educação Básica. Com esse Caderno, objetiva-se apresentar reflexões e estratégias para a formação do leitor literário nos anos iniciais da educação básica, especialmente aquelas voltadas ao letramento literário (COSSON, 2021) e às multimodalidades de linguagens presentes no cotidiano, representadas pelas leituras. elásticas (SANCHES, 2021). Por meio da fundamentação teórica de Rildo Cosson (2021) e Carolina Sanches (2021), entre outros autores, foram desenvolvidas propostas que têm a leitura de uma obra literária como ponto central, mas que empregam, em seus desdobramentos pré e pós leitura, atividades que envolvem a oralidade e a ludicidade, com a utilização de recursos audiovisuais e digitais. Deste modo, espera-se que esse PE possa contribuir para o trabalho pedagógico com práticas de leitura que estimulem a construção de sentidos, bem como para a formação do leitor literário.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literáriopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação do leitorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentopt_BR
Título: dc.titleLeituras elásticas: uma perspectiva multimodal de letramento literário para estudantes do 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamentalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons