GUIA DA BIBLIOTECA IFRR- O DOMÍNIO DAS BASES DE DADOS DIGITAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAUJO, MARIA DE FATIMA FREIRE DE-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRAO, TASSIANE DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-03T22:23:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-03T22:23:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DA BIBLIOTECA IFRR- O DOMÍNIO DAS BASES DE DADOS DIGITAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869401-
Resumo: dc.description.abstractNo ensino médio integrado (EMI), a educação ocorre de forma integrada entre os conhecimentos relacionados ao trabalho, à ciência, à tecnologia e à cultura. Portanto, a biblioteca exerce um papel significativo, constituindo-se como um importante instrumento no auxílio da aprendizagem dos estudantes, sendo um espaço para o desenvolvimento de habilidades de localização, seleção, interpretação e uso da informação, essenciais para se viver numa sociedade de abundância de informação. Inseridas no contexto da Rede Federal de Ensino Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), as bibliotecas são espaços de debates que levam ao aperfeiçoamento e à melhoria na qualidade do ensino. Nesse contexto, surgiu a seguinte problemática: de que maneira a biblioteca do IFRR pode potencializar a difusão das bases de dados na contribuição de produção e dos conhecimentos na formação dos estudantes do ensino médio e técnico integrado? Este estudo teve como objetivo avaliar de que forma é realizada a difusão do domínio da produção científica,especificamente das bases de dados digitais que estão disponíveis para a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Nesta pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando o método exploratório e documental, bem como o estudo de campo como procedimento na coleta de dados. Foi utilizado como instrumentos de coleta de dados uma análise documental dos relatórios de estatísticas de pesquisa do Pergamum e biblioteca virtual da Pearson do IFRR, para conhecer as principais formas utilizadas pelos estudantes ao acessarem a biblioteca, assim como a aplicação de questionários semiestruturados e roda de conversas com os estudantes do IFRR dos Campus Boa Vista e Amajari, no intuito de descrever as principais fragilidades que eles encontram ao pesquisar nas bases de dados fornecidos na biblioteca do IFRR. Para a apreciação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Essas informações contribuíram na construção de um produto educacional com orientações sobre a importância de utilizar os espaços da biblioteca com ferramentas tecnológicas, aperfeiçoando a qualidade dos serviços oferecidos, que venham inovar e difundir a forma como a biblioteca se apresenta, para que a experiência nesse espaço educacional possa mostrar seus produtos e serviços disponíveis, assim como, divulgá-la ao público do IFRR, contribuindo na formação de um estudante ativo e informado. Acredito que este material contribuirá para todos os estudantes que porventura possam utilizar a biblioteca. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam colaborar para novos estudos, que estimule um olhar e a curiosidade nesta área do conhecimento, que é tão rica e ampla. Uma cidadania completa torna-se possível através de práticas baseadas na participação e colaboração.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectbibliotecapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação omnilateralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectproduto educacionalpt_BR
Título: dc.titleGUIA DA BIBLIOTECA IFRR- O DOMÍNIO DAS BASES DE DADOS DIGITAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons