Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFRR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, MARIA DE FATIMA FREIRE DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | FERRAO, TASSIANE DOS SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-03T22:23:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-03T22:23:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA DA BIBLIOTECA IFRR- O DOMÍNIO DAS BASES DE DADOS DIGITAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869401 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No ensino médio integrado (EMI), a educação ocorre de forma integrada entre os conhecimentos relacionados ao trabalho, à ciência, à tecnologia e à cultura. Portanto, a biblioteca exerce um papel significativo, constituindo-se como um importante instrumento no auxílio da aprendizagem dos estudantes, sendo um espaço para o desenvolvimento de habilidades de localização, seleção, interpretação e uso da informação, essenciais para se viver numa sociedade de abundância de informação. Inseridas no contexto da Rede Federal de Ensino Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), as bibliotecas são espaços de debates que levam ao aperfeiçoamento e à melhoria na qualidade do ensino. Nesse contexto, surgiu a seguinte problemática: de que maneira a biblioteca do IFRR pode potencializar a difusão das bases de dados na contribuição de produção e dos conhecimentos na formação dos estudantes do ensino médio e técnico integrado? Este estudo teve como objetivo avaliar de que forma é realizada a difusão do domínio da produção científica,especificamente das bases de dados digitais que estão disponíveis para a biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). Nesta pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, utilizando o método exploratório e documental, bem como o estudo de campo como procedimento na coleta de dados. Foi utilizado como instrumentos de coleta de dados uma análise documental dos relatórios de estatísticas de pesquisa do Pergamum e biblioteca virtual da Pearson do IFRR, para conhecer as principais formas utilizadas pelos estudantes ao acessarem a biblioteca, assim como a aplicação de questionários semiestruturados e roda de conversas com os estudantes do IFRR dos Campus Boa Vista e Amajari, no intuito de descrever as principais fragilidades que eles encontram ao pesquisar nas bases de dados fornecidos na biblioteca do IFRR. Para a apreciação dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (2011). Essas informações contribuíram na construção de um produto educacional com orientações sobre a importância de utilizar os espaços da biblioteca com ferramentas tecnológicas, aperfeiçoando a qualidade dos serviços oferecidos, que venham inovar e difundir a forma como a biblioteca se apresenta, para que a experiência nesse espaço educacional possa mostrar seus produtos e serviços disponíveis, assim como, divulgá-la ao público do IFRR, contribuindo na formação de um estudante ativo e informado. Acredito que este material contribuirá para todos os estudantes que porventura possam utilizar a biblioteca. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam colaborar para novos estudos, que estimule um olhar e a curiosidade nesta área do conhecimento, que é tão rica e ampla. Uma cidadania completa torna-se possível através de práticas baseadas na participação e colaboração. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | biblioteca | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação omnilateral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DA BIBLIOTECA IFRR- O DOMÍNIO DAS BASES DE DADOS DIGITAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA DA BIBLIOTECA IFRR- O DOMÍNIO DAS BASES DE DADOS DIGITAIS.pdf | Produto Educacional | 4,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869401/2/GUIA DA BIBLIOTECA IFRR- O DOMÍNIO DAS BASES DE DADOS DIGITAIS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons