Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Mayra da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Aira Suzana Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-05T12:36:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-05T12:36:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | MAYRASOUZA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional que se apresenta é o resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou responder à seguinte questão: Qual o impacto da Residência Docente do Colégio Pedro II no fazer pedagógico das professoras da Educação Infantil? Este material aborda o impacto da Residência Docente no fazer pedagógico de quatro professoras da Educação Infantil que participaram do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II. O estudo teve como objetivo principal refletir sobre a importância da formação docente simultânea ao exercício profissional, destacando a relevância do Programa de Residência Docente (PRD) como espaço de formação continuada. Ao longo das páginas, são apresentadas narrativas das docentes, explorando aspectos, como a formação inicial e continuada, os motivos que as levaram a cursar o PRD, os desafios enfrentados durante o curso e as soluções encontradas para superá-los. Este e-book também discute a escolha do tema do Produto Acadêmico Final (PAF) e detalha a execução desses projetos nas respectivas escolas de origem. Destaca-se a abordagem das experiências das professoras, proporcionando uma visão abrangente sobre a integração entre teoria e prática no processo formativo. Além disso, o material apresenta os produtos acadêmicos finais desenvolvidos pelas professoras ao longo do curso de residência, enriquecendo a obra com exemplos concretos de aplicação do conhecimento adquirido. O material visa contribuir para a compreensão da importância da formação docente continuada, promovendo uma reflexão aprofundada sobre o fazer pedagógico na Educação Infantil. Com seu enfoque em narrativas e reflexões, a obra busca inspirar educadores e gestores educacionais e professores residentes, proporcionando insights valiosos para o aprimoramento constante da prática pedagógica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Estudo e ensino. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programa de Residência Docente (PRD) | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes do docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Título: dc.title | Narrativas e práticas docentes: narrativas e reflexões sobre o fazer pedagógico na educação infantil através da residência docente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MAYRASOUZA2024PRODEDUC.pdf | 3.72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869397/2/MAYRASOUZA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons