Narrativas e práticas docentes: narrativas e reflexões sobre o fazer pedagógico na educação infantil através da residência docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Mayra da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Aira Suzana Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-05T12:36:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-05T12:36:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-18-
identificador: dc.identifier.otherMAYRASOUZA2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869397-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional que se apresenta é o resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou responder à seguinte questão: Qual o impacto da Residência Docente do Colégio Pedro II no fazer pedagógico das professoras da Educação Infantil? Este material aborda o impacto da Residência Docente no fazer pedagógico de quatro professoras da Educação Infantil que participaram do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II. O estudo teve como objetivo principal refletir sobre a importância da formação docente simultânea ao exercício profissional, destacando a relevância do Programa de Residência Docente (PRD) como espaço de formação continuada. Ao longo das páginas, são apresentadas narrativas das docentes, explorando aspectos, como a formação inicial e continuada, os motivos que as levaram a cursar o PRD, os desafios enfrentados durante o curso e as soluções encontradas para superá-los. Este e-book também discute a escolha do tema do Produto Acadêmico Final (PAF) e detalha a execução desses projetos nas respectivas escolas de origem. Destaca-se a abordagem das experiências das professoras, proporcionando uma visão abrangente sobre a integração entre teoria e prática no processo formativo. Além disso, o material apresenta os produtos acadêmicos finais desenvolvidos pelas professoras ao longo do curso de residência, enriquecendo a obra com exemplos concretos de aplicação do conhecimento adquirido. O material visa contribuir para a compreensão da importância da formação docente continuada, promovendo uma reflexão aprofundada sobre o fazer pedagógico na Educação Infantil. Com seu enfoque em narrativas e reflexões, a obra busca inspirar educadores e gestores educacionais e professores residentes, proporcionando insights valiosos para o aprimoramento constante da prática pedagógica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Estudo e ensino.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Residência Docente (PRD)pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes do docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Título: dc.titleNarrativas e práticas docentes: narrativas e reflexões sobre o fazer pedagógico na educação infantil através da residência docentept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Infantilpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons