Literatura infantil afro-brasileira: um mergulho em suas possibilidades

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Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Mariana Simas Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogerio Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T18:48:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T18:48:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-25-
identificador: dc.identifier.otherMARIANALVES2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869393-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional foi produzido em conjunto com a Dissertação de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, intitulada “A literatura infantil afro-brasileira como um recurso pedagógico para a implementação de práticas decoloniais”. O estudo teve uma abordagem qualitativa e como objetivo principal o desenvolvimento desse produto, pautado por uma perspectiva decolonial, em colaboração com professores que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental, tanto na rede pública quanto privada, no Brasil. A motivação central para essa pesquisa surgiu da urgência em implementar práticas pedagógicas que promovessem uma reflexão mais profunda sobre a representatividade étnico-racial na escola. O intuito era criar condições para que crianças negras vivenciassem um ambiente escolar permeado pela igualdade, valorização, representatividade e empoderamento, rompendo com os referenciais eurocêntricos frequentemente internalizados no ambiente educacional, incluindo obras de Literatura Infantil. No âmbito desse contexto, foi elaborado o curso “Educação antirracista: um caminho a partir da Literatura Infantil Afro-Brasileira”. O curso foi concebido para proporcionar aos educadores uma oportunidade de reflexão sobre diversos aspectos relacionados à prática da leitura literária m sala de aula, com ênfase na importância do uso de livros protagonizados e escritos por negros(as) brasileiros(as). Esse enfoque está alinhado com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. A proposta do curso se encaixa na necessidade de formação continuada de educadores sob a perspectiva antirracista, em consonância com estudos de autores como Gomes (2003, 2008) e Munanga (2000), e explora novas abordagens na leitura literária em sala de aula, buscando a representatividade e valorização da identidade racial negra. A partir das discussões promovidas durante o curso de extensão e das contribuições dos docentes participantes, foram elaboradas propostas de atividades destinadas a turmas do 1º ao 5º ano dos anos iniciais, visando concretizar reflexões sobre representatividade negra, empoderamento e educação antirracista.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura infantojuvenil brasileira - Influências africanas - Estudo e ensino.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação decolonial.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntirracismopt_BR
Título: dc.titleLiteratura infantil afro-brasileira: um mergulho em suas possibilidadespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino Fundamentalpt_BR
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