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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Mariana Simas Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Rogerio Mendes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T18:48:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T18:48:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARIANALVES2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869393 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional foi produzido em conjunto com a Dissertação de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, intitulada “A literatura infantil afro-brasileira como um recurso pedagógico para a implementação de práticas decoloniais”. O estudo teve uma abordagem qualitativa e como objetivo principal o desenvolvimento desse produto, pautado por uma perspectiva decolonial, em colaboração com professores que atuam nos primeiros anos do ensino fundamental, tanto na rede pública quanto privada, no Brasil. A motivação central para essa pesquisa surgiu da urgência em implementar práticas pedagógicas que promovessem uma reflexão mais profunda sobre a representatividade étnico-racial na escola. O intuito era criar condições para que crianças negras vivenciassem um ambiente escolar permeado pela igualdade, valorização, representatividade e empoderamento, rompendo com os referenciais eurocêntricos frequentemente internalizados no ambiente educacional, incluindo obras de Literatura Infantil. No âmbito desse contexto, foi elaborado o curso “Educação antirracista: um caminho a partir da Literatura Infantil Afro-Brasileira”. O curso foi concebido para proporcionar aos educadores uma oportunidade de reflexão sobre diversos aspectos relacionados à prática da leitura literária m sala de aula, com ênfase na importância do uso de livros protagonizados e escritos por negros(as) brasileiros(as). Esse enfoque está alinhado com a Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas. A proposta do curso se encaixa na necessidade de formação continuada de educadores sob a perspectiva antirracista, em consonância com estudos de autores como Gomes (2003, 2008) e Munanga (2000), e explora novas abordagens na leitura literária em sala de aula, buscando a representatividade e valorização da identidade racial negra. A partir das discussões promovidas durante o curso de extensão e das contribuições dos docentes participantes, foram elaboradas propostas de atividades destinadas a turmas do 1º ao 5º ano dos anos iniciais, visando concretizar reflexões sobre representatividade negra, empoderamento e educação antirracista. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil brasileira - Influências africanas - Estudo e ensino. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação decolonial. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
Título: dc.title | Literatura infantil afro-brasileira: um mergulho em suas possibilidades | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino Fundamental | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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MARIANALVES2024PRODEDUC.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869393/2/MARIANALVES2024PRODEDUC.pdfDownload |
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