Utilizando metodologias ativas para o desenvolvimento do letramento geográfico nas escolas: atividades para incentivar o protagonismo discente no processo de ensino-aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Caroline Moreira da-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Rogéria da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-04T15:36:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-04T15:36:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-26-
identificador: dc.identifier.otherCAROLINECUNHA2024PRODEDUCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869391-
Resumo: dc.description.abstractEsse Produto Educacional tem o formato de um e-book de sequências didáticas que utilizam metodologias ativas e tem o objetivo de facilitar os docentes de Geografia atuantes na Educação Básica a aplicarem tais metodologias, se inspirando e adaptando as sequências aqui disponibilizadas para desenvolver o letramento geográfico de seus estudantes. Essas sequências didáticas visam possibilitar o protagonismo do educando em seu processo de ensino-aprendizagem, valorizando as habilidades dos estudantes nas aulas, pois acredita-se que ao incentivar que eles as utilizem para criar e questionar sobre os conteúdos trabalhados, o docente uma maior aproximação dos estudantes com os conceitos, o que permite então uma melhor apropriação dos mesmos. As sequências foram construídas e discutidas durante o curso de mesmo título deste e-book no qual os participantes que colaboraram para a sua construção são professores de Geografia atuantes na Educação Básica. Esse ebook, assim como o curso, fazem parte da minha dissertação de mestrado intitulada “metodologias ativas: o protagonismo discente no desenvolvimento do letramento geográfico no Ensino Básico”. Todos os participantes do curso aceitaram participar dessa pesquisa através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e para preservar a identidade dos mesmos, serão usados nomes fictícios.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento geográficopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo discentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Título: dc.titleUtilizando metodologias ativas para o desenvolvimento do letramento geográfico nas escolas: atividades para incentivar o protagonismo discente no processo de ensino-aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGeografiapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons