Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cunha, Caroline Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Rogéria da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-04T15:36:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-04T15:36:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | CAROLINECUNHA2024PRODEDUC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869391 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse Produto Educacional tem o formato de um e-book de sequências didáticas que utilizam metodologias ativas e tem o objetivo de facilitar os docentes de Geografia atuantes na Educação Básica a aplicarem tais metodologias, se inspirando e adaptando as sequências aqui disponibilizadas para desenvolver o letramento geográfico de seus estudantes. Essas sequências didáticas visam possibilitar o protagonismo do educando em seu processo de ensino-aprendizagem, valorizando as habilidades dos estudantes nas aulas, pois acredita-se que ao incentivar que eles as utilizem para criar e questionar sobre os conteúdos trabalhados, o docente uma maior aproximação dos estudantes com os conceitos, o que permite então uma melhor apropriação dos mesmos. As sequências foram construídas e discutidas durante o curso de mesmo título deste e-book no qual os participantes que colaboraram para a sua construção são professores de Geografia atuantes na Educação Básica. Esse ebook, assim como o curso, fazem parte da minha dissertação de mestrado intitulada “metodologias ativas: o protagonismo discente no desenvolvimento do letramento geográfico no Ensino Básico”. Todos os participantes do curso aceitaram participar dessa pesquisa através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e para preservar a identidade dos mesmos, serão usados nomes fictícios. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento geográfico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo discente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Título: dc.title | Utilizando metodologias ativas para o desenvolvimento do letramento geográfico nas escolas: atividades para incentivar o protagonismo discente no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CAROLINECUNHA2024PRODEDUC.pdf | 3,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869391/2/CAROLINECUNHA2024PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons