As Metodologias Ativas e sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMedeiros, Márcio Rubens de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-03T21:41:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-03T21:41:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-03-
identificador: dc.identifier.otherAs Metodologias Ativas e sua aplicabilidadept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869383-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo traz à tona a discussão sobre as Metodologias Ativas e sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, levando-se em consideração que os recursos didáticos e metodológicos assumem a corresponsabilidade no contexto da educação, a partir das rápidas mudanças que ocorrem no mundo, principalmente no tecnológico, ao qual o ensino precisa adaptar-se e inovar-se constantemente. Diante dessa conjuntura, o objetivo principal desta pesquisa é compreender o papel pedagógico das Metodologias Ativas para uma aprendizagem significativa na Educação Física. Este Trabalho de Conclusão Final – TCF traz como problemática a seguinte questão: de que maneira as Metodologias Ativas podem contribuir para despertar o interesse dos alunos e o enriquecimento das aulas de Educação Física no Ensino Médio? Para responder a esta indagação utilizou-se como método a pesquisa bibliográfica por se considerar que investigações anteriores para apropriação das informações daquilo que já fora produzido sobre o assunto é de suma importância na elaboração de trabalhos acadêmicos, bem como, a pesquisa de campo, tendo a análise de prosa como técnica da análise dos dados coletados junto aos alunos de uma Escola de Ensino Médio para saber sobre a percepção destes sobre as aulas de Educação Física. Do que foi visto, conclui-se que os alunos consideram importante a Educação Física em suas vidas, porém, consideram que as metodologias aplicadas nas aulas são enfadonhas, repetitivas e desinteressantes e avaliam que a utilização de ferramentas tecnológicas seria muito importante para tornar as aulas criativas, dinâmicas e mais participativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1442pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleAs Metodologias Ativas e sua aplicabilidade nas aulas de Educação Física no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons