AS COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA BNCC E OS DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM

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Autor(es): dc.contributorUFRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Elson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-03T16:27:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-03T16:27:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherAS COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA BNCC E OS DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869382-
Resumo: dc.description.abstractA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que expressa a concepção de sociedade que o Brasil pretende construir por meio da educação. Sua elaboração, ao longo de três anos, não ocorreu sem tensões e disputas. Esse processo é típico das reformas curriculares e dos embates políticos associados a esse fenômeno, representando uma oportunidade para atualizar projetos, princípios e valores que serão promovidos através da educação. No contexto do ensino de História, os debates sobre a definição de uma base curricular esbarraram em antigas dicotomias: acadêmicos versus professores, teoria versus prática, ensino versus pesquisa, concepção eurocêntrica da história versus concepção decolonial, educar para a cidadania versus educar para finalidades práticas. Além disso, houve o embate entre um currículo orientado para a identidade nacional e um currículo que se expressa no reconhecimento da diferença. Diante desse quadro, a compreensão dos sentidos provisórios estabelecidos para a aprendizagem na BNCC de História, exigem outros aportes teóricos, do campo discursivo: a perspectiva pós-fundacional foi eleita para realizar tal tarefa. A investigação de como as competências passaram a operar na terceira versão da BNCC, tornando-se uma nova linguagem da aprendizagem, permitiu também identificar uma mudança de paradigma pedagógico e suas consequências epistemológicas, particularmente no funcionamento da disciplina História. Nesse contexto, as competências não apenas organizaram, mas também subordinaram os objetivos e os direitos de aprendizagem ao saber- fazer. Essa concepção curricular é marcada pelo uso excessivo de protocolos de controle, prescrição curricular e avaliação de resultados. Portanto, problematizar as competências específicas de História nos permite avaliar a fundamentação teórica da “atitude historiadora”, uma suposição sobre o trabalho do ensino de História nas escolas, que não se alicerça nos contornos epistemológicos tradicionais da disciplina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.793 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Competências específicas de História; Aprendizagem; Educação; Currículo.pt_BR
Título: dc.titleAS COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA BNCC E OS DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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