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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFRJ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, Elson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-03T16:27:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-03T16:27:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA BNCC E OS DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869382 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que expressa a concepção de sociedade que o Brasil pretende construir por meio da educação. Sua elaboração, ao longo de três anos, não ocorreu sem tensões e disputas. Esse processo é típico das reformas curriculares e dos embates políticos associados a esse fenômeno, representando uma oportunidade para atualizar projetos, princípios e valores que serão promovidos através da educação. No contexto do ensino de História, os debates sobre a definição de uma base curricular esbarraram em antigas dicotomias: acadêmicos versus professores, teoria versus prática, ensino versus pesquisa, concepção eurocêntrica da história versus concepção decolonial, educar para a cidadania versus educar para finalidades práticas. Além disso, houve o embate entre um currículo orientado para a identidade nacional e um currículo que se expressa no reconhecimento da diferença. Diante desse quadro, a compreensão dos sentidos provisórios estabelecidos para a aprendizagem na BNCC de História, exigem outros aportes teóricos, do campo discursivo: a perspectiva pós-fundacional foi eleita para realizar tal tarefa. A investigação de como as competências passaram a operar na terceira versão da BNCC, tornando-se uma nova linguagem da aprendizagem, permitiu também identificar uma mudança de paradigma pedagógico e suas consequências epistemológicas, particularmente no funcionamento da disciplina História. Nesse contexto, as competências não apenas organizaram, mas também subordinaram os objetivos e os direitos de aprendizagem ao saber- fazer. Essa concepção curricular é marcada pelo uso excessivo de protocolos de controle, prescrição curricular e avaliação de resultados. Portanto, problematizar as competências específicas de História nos permite avaliar a fundamentação teórica da “atitude historiadora”, uma suposição sobre o trabalho do ensino de História nas escolas, que não se alicerça nos contornos epistemológicos tradicionais da disciplina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.793 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Ensino de História; Competências específicas de História; Aprendizagem; Educação; Currículo. | pt_BR |
Título: dc.title | AS COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA NA BNCC E OS DESAFIOS PARA A APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ELSON LIMA - ProfhistóriaUFRJ.pdf | 6,79 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869382/2/ELSON LIMA - ProfhistóriaUFRJ.pdfDownload |
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