Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | THAÍS FERRAZ ALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-03T12:39:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-03T12:39:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869380 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação busca perceber como as questões relacionadas às desigualdades de gênero, raça e classe social estão intrinsecamente ligadas à formação social e histórica do Brasil e como essas questões se refletem no ambiente escolar. Tal reflexão é feita através do viés da interseccionalidade, na busca por entender e problematizar as condições das mulheres negras trabalhadoras, mostrando como elas enfrentam dificuldades adicionais em relação às demais. O perfil das estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Elineuza da Silva Ferreira é apresentado para contextualizar as contrariedades encontradas no processo educacional e no ensino de história. Faz-se ainda uma análise do desempenho escolar das estudantes negras, levantando reflexões sobre as interseções entre raça, gênero e educação. Por fim, o trabalho propõe reflexões sobre uma educação antirracista, destacando a importância de combater o preconceito, a discriminação e a invisibilidade como formas de exclusão e violência. O capítulo final também apresenta o produto de pesquisa, que consiste em um documentário sobre a interseccionalidade e as experiências das estudantes negras no contexto educacional. O documentário visa contribuir para essa reflexão, oferecendo uma ferramenta de disseminação e uso fácil em sala de aula. Pretende-se assim, agregar esforços na luta por uma sociedade mais justa, reconhecendo a importância da interseccionalidade no enfrentamento das desigualdades sociais. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Interseccionalidade. Mulher Negra. Raça. Gênero. Educação antirracista. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E INTERSECÇÕES MISOGINIA/RACISMO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES NEGRAS NO COLÉGIO ESTADUAL ELINEUZA DA SILVA FERREIRA (BELO CAMPO/BA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - TEXTO FINAL.pdf | 2,63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869380/2/DISSERTAÇÃO - TEXTO FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons