ENSINO DE HISTÓRIA E INTERSECÇÕES MISOGINIA/RACISMO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES NEGRAS NO COLÉGIO ESTADUAL ELINEUZA DA SILVA FERREIRA (BELO CAMPO/BA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTHAÍS FERRAZ ALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-03T12:39:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-03T12:39:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-19-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869380-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação busca perceber como as questões relacionadas às desigualdades de gênero, raça e classe social estão intrinsecamente ligadas à formação social e histórica do Brasil e como essas questões se refletem no ambiente escolar. Tal reflexão é feita através do viés da interseccionalidade, na busca por entender e problematizar as condições das mulheres negras trabalhadoras, mostrando como elas enfrentam dificuldades adicionais em relação às demais. O perfil das estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Elineuza da Silva Ferreira é apresentado para contextualizar as contrariedades encontradas no processo educacional e no ensino de história. Faz-se ainda uma análise do desempenho escolar das estudantes negras, levantando reflexões sobre as interseções entre raça, gênero e educação. Por fim, o trabalho propõe reflexões sobre uma educação antirracista, destacando a importância de combater o preconceito, a discriminação e a invisibilidade como formas de exclusão e violência. O capítulo final também apresenta o produto de pesquisa, que consiste em um documentário sobre a interseccionalidade e as experiências das estudantes negras no contexto educacional. O documentário visa contribuir para essa reflexão, oferecendo uma ferramenta de disseminação e uso fácil em sala de aula. Pretende-se assim, agregar esforços na luta por uma sociedade mais justa, reconhecendo a importância da interseccionalidade no enfrentamento das desigualdades sociais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Interseccionalidade. Mulher Negra. Raça. Gênero. Educação antirracista.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E INTERSECÇÕES MISOGINIA/RACISMO: VIVÊNCIAS DE ESTUDANTES NEGRAS NO COLÉGIO ESTADUAL ELINEUZA DA SILVA FERREIRA (BELO CAMPO/BA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons