Crônicas Musicais em Libras

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBayer, Vilmar-
Autor(es): dc.contributor.authorSimão, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T15:58:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T15:58:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-14-
identificador: dc.identifier.otherPE Crónicas Musicais em Libraspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869363-
Resumo: dc.description.abstractA Libras, juntamente a Língua Portuguesa é reconhecida como língua oficial no Brasil, sendo amplamente utilizada pelos indivíduos surdos, bem como ouvintes no processo de comunicação. No tocante à inclusão, diuturnamente os surdos frequentam escolas regulares, mas são dependentes de intérpretes que mediam o conhecimento transmitido pelo professor regente. O que se percebe é que há uma falta de comunicação entre os indivíduos ouvintes e os surdos, bem como de profissionais capacitados que possam comunicar-se em Libras. Para suprir tal demanda comunicativa em Libras dos estudantes ouvintes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e ampliar a propagação da Libras como L2 (segunda língua) e desta forma o processo inclusivo, deve-se buscar novas metodologias de ensino. Nesta demanda por uma educação inclusiva e de metodologias que formem estudantes ouvintes capazes de comunicar-se com surdos, baseada no contexto ecoformador e criativo, leva-nos a refletir que a música, vista como uma estratégia pedagógica potencializadora empregada no processo de ensino-aprendizagem, pode também ser empregada para o aprendizado da Libras, superando as barreiras linguísticas e incentivando a socialização entre os estudantes ouvintes e surdos. Este trabalho tem por objetivo basilar demonstrar a contribuição da música como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de Libras na promoção da comunicação entre estudantes ouvintes e surdos. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e será embasado em estudos publicados por Morin (2018) e suas indiscutíveis contribuições junto ao pensamento complexo; De la Torra e Zwierewicz (2015, 2016, 2017, 2019) com preceitos da Ecoformação, Criatividade e Escolas Criativas, bem como Simão (2019) nesta mesma temática criativa ecoformadora; Ferreira, Silva (2019), Paixão, Souza (2019), Queiroz (2017), Rodrigues (2020) na área da música e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem; Trindade, Santana, Salvador (2014), Albres (2015), Sousa (2017), Santos, Almeida (2018), Strobel (2018) Quadros (2017, 2018, 2019) na vertente do ensino de Libras. Para contribuir com o a referida pesquisa, foi elaborado a partir do resultado um produto educacional composto de um livro em formato digital, utilizando músicas infantis como estratégia pedagógica para promoção da comunicação entre estudantes ouvintes e surdos, norteado pelos princípios da Ecoformação e Criatividade, para que em um momento de verificação de aprendizado, estes tenham uma noção inicial da Libras.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent56 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLibras. Música. Ecoformação. Criatividade. Ensino-aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleCrônicas Musicais em Libraspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de Professorespt_BR
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