Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bayer, Vilmar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simão, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T15:58:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T15:58:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE Crónicas Musicais em Libras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869363 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Libras, juntamente a Língua Portuguesa é reconhecida como língua oficial no Brasil, sendo amplamente utilizada pelos indivíduos surdos, bem como ouvintes no processo de comunicação. No tocante à inclusão, diuturnamente os surdos frequentam escolas regulares, mas são dependentes de intérpretes que mediam o conhecimento transmitido pelo professor regente. O que se percebe é que há uma falta de comunicação entre os indivíduos ouvintes e os surdos, bem como de profissionais capacitados que possam comunicar-se em Libras. Para suprir tal demanda comunicativa em Libras dos estudantes ouvintes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e ampliar a propagação da Libras como L2 (segunda língua) e desta forma o processo inclusivo, deve-se buscar novas metodologias de ensino. Nesta demanda por uma educação inclusiva e de metodologias que formem estudantes ouvintes capazes de comunicar-se com surdos, baseada no contexto ecoformador e criativo, leva-nos a refletir que a música, vista como uma estratégia pedagógica potencializadora empregada no processo de ensino-aprendizagem, pode também ser empregada para o aprendizado da Libras, superando as barreiras linguísticas e incentivando a socialização entre os estudantes ouvintes e surdos. Este trabalho tem por objetivo basilar demonstrar a contribuição da música como estratégia pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de Libras na promoção da comunicação entre estudantes ouvintes e surdos. O presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa e será embasado em estudos publicados por Morin (2018) e suas indiscutíveis contribuições junto ao pensamento complexo; De la Torra e Zwierewicz (2015, 2016, 2017, 2019) com preceitos da Ecoformação, Criatividade e Escolas Criativas, bem como Simão (2019) nesta mesma temática criativa ecoformadora; Ferreira, Silva (2019), Paixão, Souza (2019), Queiroz (2017), Rodrigues (2020) na área da música e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem; Trindade, Santana, Salvador (2014), Albres (2015), Sousa (2017), Santos, Almeida (2018), Strobel (2018) Quadros (2017, 2018, 2019) na vertente do ensino de Libras. Para contribuir com o a referida pesquisa, foi elaborado a partir do resultado um produto educacional composto de um livro em formato digital, utilizando músicas infantis como estratégia pedagógica para promoção da comunicação entre estudantes ouvintes e surdos, norteado pelos princípios da Ecoformação e Criatividade, para que em um momento de verificação de aprendizado, estes tenham uma noção inicial da Libras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 56 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Libras. Música. Ecoformação. Criatividade. Ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | Crônicas Musicais em Libras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE-Crônicas-Musicais-em-Libras.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869363/2/PE-Crônicas-Musicais-em-Libras.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons