Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Taborda, Evandro dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simão, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T14:57:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T14:57:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | Transdisciplinaridade e Ecoformação: desbravando o novo ensino médio (NEM) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869361 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Linha de Pesquisa - Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Devido a reestruturação curricular do Novo Ensino Médio – NEM, que se reflete diretamente na organização escolar, há a necessidade de se repensar a escola. Diante disso, nota-se que uma educação não se estabelece isolada da realidade local e global, mas religa os conhecimentos advindos do currículo com a vida das pessoas, trazendo significado e compreensão dos conhecimentos escolares em relação com o todo. Por meio de uma educação emergente com nova atitude perante o saber está a transdisciplinaridade, como também está a ecoformação, que interligada com a transdisciplinaridade, visa a integração dos saberes. Dessa forma, com base na constatação de que muitos professores que atuam no NEM, apresentam dificuldades em religar os conteúdos escolares a realidade local e global dos estudantes. Assim, buscamos desenvolver este estudo a partir de uma horta comunitária que respondessem à questão: quais práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras podem ser desenvolvidas para e com os estudantes do novo ensino médio da E.E.B. Thomaz Padilha – Caçador-SC a partir de uma horta comunitária? Ao responder essa questão, procuramos atingir o objetivo geral, investigar práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras desenvolvidas para e com os estudantes do novo ensino médio a partir de uma horta comunitária. Por tanto, refletimos acerca de estratégias transdisciplinares e ecoformadoras para o NEM a partir da organização de horta comunitária desenvolvida a partir da parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina IFSC – Caçador e a E.E.B. Thomaz Padilha. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta de dados: episódios com os professores e grupo focal com estudantes. As análises foram realizadas a partir das categorias: estratégias pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. Os referentes foram elaborados a partir da fundamentação estudada. Ao final, foi elaborado um Produto Educacional em formato de e-book intitulado “Transdisciplinaridade e ecoformação: Desbravando o Novo Ensino Médio” e um documentário, “Plantando sementes de uma educação transdisciplinar e ecoformadora para o Novo Ensino Médio’’, ambos classificados como Material Instrucional apresentam diferentes formas de acesso, dando maior oportunidade à distintos públicos. Estes materiais apresentam as práticas pedagógicas transdisciplinares a partir de uma horta comunitária, realizado pelo professor investigador na instituição concedente para esta pesquisa, a contar dos estudos realizados. Como considerações finais, destaca-se a importância da inserção de uma horta como prática transdisciplinar para aprendizagem, colocando o estudante no centro do processo de aprender a partir de situações problema. Como fragilidades, destaca-se a falta de recursos para adquiri o material necessário para a manutenção da horta. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 41 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação; Transdisciplinaridade; Ecoformação; Práticas Pedagógicas; Novo Ensino Médio. | pt_BR |
Título: dc.title | TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO: DESBRAVANDO O NOVO ENSINO MÉDIO (NEM) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons