TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO: DESBRAVANDO O NOVO ENSINO MÉDIO (NEM)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTaborda, Evandro dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorSimão, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T14:57:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T14:57:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-27-
identificador: dc.identifier.otherTransdisciplinaridade e Ecoformação: desbravando o novo ensino médio (NEM)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869361-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido no âmbito da Linha de Pesquisa - Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Devido a reestruturação curricular do Novo Ensino Médio – NEM, que se reflete diretamente na organização escolar, há a necessidade de se repensar a escola. Diante disso, nota-se que uma educação não se estabelece isolada da realidade local e global, mas religa os conhecimentos advindos do currículo com a vida das pessoas, trazendo significado e compreensão dos conhecimentos escolares em relação com o todo. Por meio de uma educação emergente com nova atitude perante o saber está a transdisciplinaridade, como também está a ecoformação, que interligada com a transdisciplinaridade, visa a integração dos saberes. Dessa forma, com base na constatação de que muitos professores que atuam no NEM, apresentam dificuldades em religar os conteúdos escolares a realidade local e global dos estudantes. Assim, buscamos desenvolver este estudo a partir de uma horta comunitária que respondessem à questão: quais práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras podem ser desenvolvidas para e com os estudantes do novo ensino médio da E.E.B. Thomaz Padilha – Caçador-SC a partir de uma horta comunitária? Ao responder essa questão, procuramos atingir o objetivo geral, investigar práticas pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras desenvolvidas para e com os estudantes do novo ensino médio a partir de uma horta comunitária. Por tanto, refletimos acerca de estratégias transdisciplinares e ecoformadoras para o NEM a partir da organização de horta comunitária desenvolvida a partir da parceria entre o Instituto Federal de Santa Catarina IFSC – Caçador e a E.E.B. Thomaz Padilha. Para isso, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como instrumentos de coleta de dados: episódios com os professores e grupo focal com estudantes. As análises foram realizadas a partir das categorias: estratégias pedagógicas transdisciplinares e ecoformadoras. Os referentes foram elaborados a partir da fundamentação estudada. Ao final, foi elaborado um Produto Educacional em formato de e-book intitulado “Transdisciplinaridade e ecoformação: Desbravando o Novo Ensino Médio” e um documentário, “Plantando sementes de uma educação transdisciplinar e ecoformadora para o Novo Ensino Médio’’, ambos classificados como Material Instrucional apresentam diferentes formas de acesso, dando maior oportunidade à distintos públicos. Estes materiais apresentam as práticas pedagógicas transdisciplinares a partir de uma horta comunitária, realizado pelo professor investigador na instituição concedente para esta pesquisa, a contar dos estudos realizados. Como considerações finais, destaca-se a importância da inserção de uma horta como prática transdisciplinar para aprendizagem, colocando o estudante no centro do processo de aprender a partir de situações problema. Como fragilidades, destaca-se a falta de recursos para adquiri o material necessário para a manutenção da horta.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent41 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação; Transdisciplinaridade; Ecoformação; Práticas Pedagógicas; Novo Ensino Médio.pt_BR
Título: dc.titleTRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO: DESBRAVANDO O NOVO ENSINO MÉDIO (NEM)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de Professorespt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons