Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPA campus Belém | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Reginaldo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Helena do Socorro Campos da (org.) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T03:00:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T03:00:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Etnomatemática V2 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869349 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho docente do professor de matemática no processo de Transposição Didática Interna é condicionado por variáveis institucionais e epistemológicas que interferem na construção e gestão das Organizações Matemáticas-Didáticas. Ter consciência destas vaiáveis que conformam os miliuex do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem, corrobora em muito para alcançar os objetivos propostos para o ensino de um dado objeto matemático de estudo. A relação que o professor deve estabelecer com saber a ensinar é uma variável que não pode ser desconsiderada, caso contrário, as consequências para o aprendizado podem ser muito danosas. A relação supracitada não pode ser vista apenas no aspecto de conceitos e definições do objeto de estudo, mas deve considerar os criadores, o contexto de criação e os processos de criação, a fim de não causar a degradação do saber e a consequentemente desvalorização das civilizações que contribuíram e contribuem com a construção do saber, como é o caso da cultura africana que é invisibilizada pelo eurocentrismo. Para evitar a despersonalização, descontextualização e a dessincretização do saber matemático a ser ensinado, um bom caminho é fazer uso de jogos africanos por meio da Etnomatemática, haja vista, esta conduzir o fazer matemático de professores e alunos numa perspectiva multiculturalista. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,84 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas antirracistas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade etnicorracial | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de aperfeiçoamento em educação para relações etnicorraciais: etnomatemática: volume 2 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Aperfeiçoamento em Educação para Relações Etnicorraciais | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Etnomatemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Etnomatemática V2.pdf | 7,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869349/2/Etnomatemática V2.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons