Curso de aperfeiçoamento em educação para relações etnicorraciais: etnomatemática: volume 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Reginaldo da-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Helena do Socorro Campos da (org.)-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T03:00:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T03:00:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherEtnomatemática V2pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869349-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho docente do professor de matemática no processo de Transposição Didática Interna é condicionado por variáveis institucionais e epistemológicas que interferem na construção e gestão das Organizações Matemáticas-Didáticas. Ter consciência destas vaiáveis que conformam os miliuex do professor e do aluno no processo de ensino e aprendizagem, corrobora em muito para alcançar os objetivos propostos para o ensino de um dado objeto matemático de estudo. A relação que o professor deve estabelecer com saber a ensinar é uma variável que não pode ser desconsiderada, caso contrário, as consequências para o aprendizado podem ser muito danosas. A relação supracitada não pode ser vista apenas no aspecto de conceitos e definições do objeto de estudo, mas deve considerar os criadores, o contexto de criação e os processos de criação, a fim de não causar a degradação do saber e a consequentemente desvalorização das civilizações que contribuíram e contribuem com a construção do saber, como é o caso da cultura africana que é invisibilizada pelo eurocentrismo. Para evitar a despersonalização, descontextualização e a dessincretização do saber matemático a ser ensinado, um bom caminho é fazer uso de jogos africanos por meio da Etnomatemática, haja vista, esta conduzir o fazer matemático de professores e alunos numa perspectiva multiculturalista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,84 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas antirracistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade etnicorracialpt_BR
Título: dc.titleCurso de aperfeiçoamento em educação para relações etnicorraciais: etnomatemática: volume 2pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseAperfeiçoamento em Educação para Relações Etnicorraciaispt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEtnomatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons