Educação para todos/as? desafios e oportunidades no chão da escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRozeira, Carlos Henrique Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorPacheco, Everton Bonato-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Renatta da Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-31T18:11:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-31T18:11:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editorainovar.com.br/omp/index.php/inovar/catalog/book/1512-
identificador: dc.identifier.otherEducação para todos/as? desafios e oportunidades no chão da escolapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869340-
Resumo: dc.description.abstract"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Com essas palavras, Paulo Freire lembra-nos da importância da educação como alicerce para qualquer transformação social. No Brasil a educação ainda enfrenta desafios consideráveis e essa mensagem ecoa com uma urgência particular. Sem educação de qualidade, não há possibilidade de avanço ou mudança verdadeira. Educar não é apenas abrir as portas das escolas para todos e todas; é garantir que cada estudante, ao pisar em seu chão, encontre um solo fértil, onde suas sementes de conhecimento e sonhos possam brotar e florescer em um ambiente de aprendizado que seja inclusivo, humanizado, justo e eficaz. A escola é um espaço vibrante e diversificado, onde se entrelaçam diferentes narrativas e experiências. É um ambiente que se constitui não apenas pelas paredes e salas de aula, mas principalmente pela presença e contribuição dos/as estudantes, funcionários/as e professores/as que fazem parte dela. Cada indivíduo que circula pela escola traz consigo suas próprias vivências, histórias e perspectivas, construídas por suas trajetórias pessoais. Essas múltiplas realidades se entrelaçam e se complementam, criando um ambiente rico em diversidade e pluralidade. Os/as estudantes são peças fundamentais nesse emaranhado de narrativas, pois são eles/as que ocupam diariamente os corredores, salas de aula e espaços comuns da escola, deixando suas marcas e contribuindo para a construção do ambiente escolar. A presença dos/as professores/as e funcionários/as também é essencial, pois são eles/as que guiam e acompanham os/as estudantes em seu processo de aprendizagem, oferecendo suporte e orientação. Assim, a escola é muito mais do que um simples prédio ou instituição de ensino. Ela é o resultado de uma complexa teia de relações, experiências e histórias que se entrelaçam e se renovam a cada dia. É um espaço de troca e aprendizado mútuo, onde cada indivíduo contribui para a construção de um ambiente acolhedor e enriquecedor. Portanto, é importante reconhecer e valorizar a diversidade de vivências e perspectivas que compõem a escola, pois é essa riqueza que torna o ambiente educacional um lugar único e especial, capaz de acolher, ensinar, compartilhar e transformar a todos e todas que por ali passam. Nosso livro, "Educação para Todos/as? Desafios e Oportunidades no Chão da Escola", explora os múltiplos aspectos dessa jornada. Discutimos sobre a inclusão na educação, questionando como garantir que os direitos humanos sejam realmente vividos no cotidiano escolar, enfatizando a promoção da igualdade e da dignidade humana. Refletimos sobre a interdisciplinaridade enquanto um fenômeno que envolve aspectos fundamentais da cultura e do conhecimento e como a superação entre as divisões tradicionais entre disciplinas pode enriquecer o aprendizado e tornar a educação mais relevante e significativa para a vida contemporânea. Além disso, olhamos para as recentes reformulações no Ensino Médio brasileiro abordando temáticas sobre a construção de uma escola que realize os sonhos e necessidades de nossos/as jovens. Debatemos também sobre a importância do papel do/a pedagogo/a, tanto dentro quanto fora dos muros da escola, vez que esses/as profissionais são fundamentais para compartilhar as experiências educativas. Entre os capítulos, destacamos a missão da escola como um espaço de celebração das diversidades e de combate ativo aos preconceitos, que demanda abordagens pedagógicas inovadoras e eficazes. Um exemplo inspirador dessa abordagem pode ser encontrado no capítulo dedicado à utilização de tirinhas em quadrinhos, que oferecem uma narrativa envolvente e sensível para explorar temas complexos, promovendo assim o respeito mútuo e a compreensão entre estudantes. Exploramos novas abordagens para a educação religiosa, destacando a importância da pluralidade e do respeito às diversas crenças para promover a inclusão. Além disso, falaremos sobre a inclusão das religiões de matriz africana no currículo escolar, ampliando as possibilidades de combate à intolerância e promovendo a diversidade. Paralelamente, apresentaremos reflexões do efeito do racismo na vida de jovens negros e negras no Brasil, analisando resultados das implantações de leis no ambiente educacional que buscam amenizar e combater esse fator estrutural, ressignificando os seus papéis na sociedade. Destacaremos a relação entre as memórias ancestrais no chão do terreiro e a educação, dialogando ideias da pedagogia de Paulo Freire e o pensamento espiral da ancestralidade, discorrendo sobre a valorização da ancestralidade e da oralidade como ferramentas para a conscientização e promoção ao antirracismo. Pois é essencial que os/as educadores/as e mais experientes dialoguem com os/as mais jovens, incentivando o aprendizado da oralidade das memórias ancestrais no espaço do terreiro e promovendo a escuta atenta e respeitosa das tradições animistas. Essa troca de saberes e experiências contribuem para o fortalecimento da cultura afro-brasileira e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com suas raízes históricas. A problemática do bullying, sendo um dos temas deste livro, emerge como um desafio em nossas escolas, minando não apenas a confiança, mas também o bem-estar emocional dos/as estudantes. Em resposta a esse desafio, busca-se fornecer estratégias para reconstruir a confiança no ambiente escolar, criando espaços seguros e acolhedores. No entanto, ao explorar o papel da tecnologia, especialmente o uso generalizado de celulares, descobrimos uma dualidade intrigante. Por um lado, a tecnologia oferece oportunidades de aprendizado e interação social inovadoras, ampliando os horizontes dos/as alunos/as. Por outro lado, ela também abre as portas para o cyberbullying, uma forma insidiosa de intimidação que pode se infiltrar nos cantos digitais da vida escolar. Encontrar um equilíbrio entre os benefícios e os perigos da tecnologia torna-se imperativo, pois almejamos não apenas maximizar as oportunidades oferecidas pela era digital, mas também garantir um ambiente escolar seguro e inclusivo, onde os/as envolvidos/as possam prosperar livre de medo e intimidação. Exploramos também como a psicologia e a fonoaudiologia podem contribuir para uma educação mais inclusiva e compreensiva, quando aplicadas de forma crítica e reflexiva. Associadamente, abordamos a questão da psicopatologização e medicalização na educação, fundamentada em dados que demonstram um aumento preocupante no diagnóstico e uso de medicamentos em crianças e adolescentes, muitas vezes em resposta a comportamentos considerados normais dentro do contexto escolar. Essa abordagem holística que defendemos busca romper com esse paradigma, reconhecendo a diversidade e singularidade dos/as discentes para além de rótulos e diagnósticos simplistas. Além disso, examinamos como as políticas de financeirização estão transformando a educação em um produto comercial, alertando para os perigos dessa tendência. Inspirados por pensadores como Karl Marx e educadores contemporâneos, discute-se estratégias de resistência contra a lógica capitalista, reconhecendo a importância dos recursos financeiros sem sucumbir à mercantilização. À medida que concluímos esta jornada através das páginas de "Educação para Todos/as? Desafios e Oportunidades no Chão da Escola", somos confrontados com uma realidade inegável: estamos diante de um sistema educacional que mais reflete as desigualdades do que as supera. Enxergamos salas de aula que são espelhos de uma sociedade marcada pelo preconceito, pela injustiça e pelo descaso. No entanto, nossas reflexões vão além do óbvio, mergulhando nos abismos que se escondem sob o verniz da retórica acadêmica. Reconhecemos que cada passo dado no chão da escola é uma batalha travada contra a indiferença, uma luta pela sobrevivência intelectual e emocional de nossos/as jovens em meio ao caos sistêmico. Ao fecharmos estas páginas, não encerramos apenas uma leitura; inauguramos uma viagem de reflexão e engajamento. Que as ideias aqui debatidas não ressoem apenas nos corredores escolares, mas também nas mentes e nos corações de todos/as os/as que se empenham pela educação para todos e todas. Que possamos avançar juntos, encarando desafios e aproveitando oportunidades, rumo a um futuro mais inclusivo, humanizado, justo e promissor. ISBN 978-65-5388-255-3 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-255-3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Título: dc.titleEducação para todos/as? desafios e oportunidades no chão da escolapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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