Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Leuthäuser, Cintia Luiza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simão, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T17:42:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T17:42:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE Observar Refletir Aplicar Professora de Bebês | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869335 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como atributo mobilizador demandas de professores e professoras de bebês que atuam nas turmas de berçário das instituições de educação infantil no município de Massaranduba /SC, o que propõe como objetivo geral, investigar as contribuições da prática pedagógica a partir do ORA no desenvolvimento da autonomia de bebês de 0 a 18 meses de idade. O ambiente da pesquisa se deu no Centro de Educação Infantil (CEI) Hulda Cardoso, localizado na área central do município de Massaranduba, Santa Catarina/Brasil no qual a pesquisadora atua como professora de bebês, utilizando-se da sua própria prática pedagógica como forma de compartilhar experiências e possibilidades. A pesquisa traz o referencial inovador de ensino ORA - Observar, Refletir, Aplicar de Torre (1997) como caminho pedagógico aplicado ao longo do processo de desenvolvimento da autonomia de bebês, somado aos pressupostos da criatividade e da ecoformação. Como resultado dessa pesquisa espera-se contribuir de forma efetiva a partir de práticas pedagógicas para o desenvolvimento da autonomia de bebês como fator fundamental para o desenvolvimento humano, bem como o produto educacional em formato de livro digital de práticas pedagógicas para o desenvolvimento da autonomia de bebês, norteado pelo ORA e a partir dos pressupostos da criatividade e da ecoformação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | O OBSERVAR, REFLETIR E APLICAR DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE BEBÊS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE-Observar-Refletir-Aplicar-Professora-de-Bebês.pdf | 6,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869335/2/PE-Observar-Refletir-Aplicar-Professora-de-Bebês.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons