
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Celine Alves | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Simão, Vera Lúcia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T17:19:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T17:19:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Itinerário de Aprendizagem da Matemática com a Inserção das TDICs e Prática Pedagógica transdisciplinar | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869334 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A realização desta pesquisar surgiu da compreensão em se atrelar as tecnologias digitais como recurso pedagógico e práticas. Àquilo que é bom e funciona ao longo dos processos pedagógicos, pode ser algo inspirador e motivador de práticas transdisciplinares e inovadoras. Neste caso, transdisciplinaridade visa a unidade do conhecimento, estimulando uma compreensão crítica da realidade. Na corroboração de professores das diferentes áreas do saber sobre a necessidade de se buscar por recursos tecnológicos matemáticos a partir de práticas pedagógicas transdisciplinares, que respondessem à questão: quais recursos tecnológicos podem ser utilizados como prática pedagógica transdisciplinar para o ensino e aprendizagem da Matemática nas turmas do Ensino Fundamental II da Escola Nucleada Municipal Jacinta Nunes de Rio das Antas? Para isso, realizamos uma pesquisa teórica sobre recursos tecnológicos como prática pedagógica transdisciplinar para o ensino e aprendizagem da matemática, a didática transdisciplinar no contexto escolar, a matemática, as tecnologias e a matemática. Com base nessas leituras organizamos os referentes de análise do nosso estudo. Com isso, buscou-se gerar novos conhecimentos aos professores por meio das TDICs como prática pedagógica transdisciplinar para aprendizagem da matemática que levassem o estudante a investigar, questionar, relacionar diferentes área e ser reflexivo a situações cotidianas. Como considerações finais, destaca-se a importância da inserção das TDICs como prática transdisciplinar para aprendizagem da matemática, colocando o estudante no centro do processo de aprender a partir de situações problema. Como fragilidades, destaca-se a falta de computadores para os estudantes e pouco tempo para explorar as atividades propostas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 38 páginas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Título: dc.title | Itinerário de Aprendizagem da Matemática com a Inserção das TDICs e Prática Pedagógica transdisciplinar | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PE-Itinerário-de-Aprendizagem-Matemática.pdf | 34.61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869334/2/PE-Itinerário-de-Aprendizagem-Matemática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons