Itinerário de Aprendizagem da Matemática com a Inserção das TDICs e Prática Pedagógica transdisciplinar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Celine Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorSimão, Vera Lúcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T17:19:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T17:19:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-28-
identificador: dc.identifier.otherItinerário de Aprendizagem da Matemática com a Inserção das TDICs e Prática Pedagógica transdisciplinarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869334-
Resumo: dc.description.abstractA realização desta pesquisar surgiu da compreensão em se atrelar as tecnologias digitais como recurso pedagógico e práticas. Àquilo que é bom e funciona ao longo dos processos pedagógicos, pode ser algo inspirador e motivador de práticas transdisciplinares e inovadoras. Neste caso, transdisciplinaridade visa a unidade do conhecimento, estimulando uma compreensão crítica da realidade. Na corroboração de professores das diferentes áreas do saber sobre a necessidade de se buscar por recursos tecnológicos matemáticos a partir de práticas pedagógicas transdisciplinares, que respondessem à questão: quais recursos tecnológicos podem ser utilizados como prática pedagógica transdisciplinar para o ensino e aprendizagem da Matemática nas turmas do Ensino Fundamental II da Escola Nucleada Municipal Jacinta Nunes de Rio das Antas? Para isso, realizamos uma pesquisa teórica sobre recursos tecnológicos como prática pedagógica transdisciplinar para o ensino e aprendizagem da matemática, a didática transdisciplinar no contexto escolar, a matemática, as tecnologias e a matemática. Com base nessas leituras organizamos os referentes de análise do nosso estudo. Com isso, buscou-se gerar novos conhecimentos aos professores por meio das TDICs como prática pedagógica transdisciplinar para aprendizagem da matemática que levassem o estudante a investigar, questionar, relacionar diferentes área e ser reflexivo a situações cotidianas. Como considerações finais, destaca-se a importância da inserção das TDICs como prática transdisciplinar para aprendizagem da matemática, colocando o estudante no centro do processo de aprender a partir de situações problema. Como fragilidades, destaca-se a falta de computadores para os estudantes e pouco tempo para explorar as atividades propostas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent38 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleItinerário de Aprendizagem da Matemática com a Inserção das TDICs e Prática Pedagógica transdisciplinarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFormação de Professorespt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons