Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Celine Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simão, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T17:19:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T17:19:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Itinerário de Aprendizagem da Matemática com a Inserção das TDICs e Prática Pedagógica transdisciplinar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869334 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A realização desta pesquisar surgiu da compreensão em se atrelar as tecnologias digitais como recurso pedagógico e práticas. Àquilo que é bom e funciona ao longo dos processos pedagógicos, pode ser algo inspirador e motivador de práticas transdisciplinares e inovadoras. Neste caso, transdisciplinaridade visa a unidade do conhecimento, estimulando uma compreensão crítica da realidade. Na corroboração de professores das diferentes áreas do saber sobre a necessidade de se buscar por recursos tecnológicos matemáticos a partir de práticas pedagógicas transdisciplinares, que respondessem à questão: quais recursos tecnológicos podem ser utilizados como prática pedagógica transdisciplinar para o ensino e aprendizagem da Matemática nas turmas do Ensino Fundamental II da Escola Nucleada Municipal Jacinta Nunes de Rio das Antas? Para isso, realizamos uma pesquisa teórica sobre recursos tecnológicos como prática pedagógica transdisciplinar para o ensino e aprendizagem da matemática, a didática transdisciplinar no contexto escolar, a matemática, as tecnologias e a matemática. Com base nessas leituras organizamos os referentes de análise do nosso estudo. Com isso, buscou-se gerar novos conhecimentos aos professores por meio das TDICs como prática pedagógica transdisciplinar para aprendizagem da matemática que levassem o estudante a investigar, questionar, relacionar diferentes área e ser reflexivo a situações cotidianas. Como considerações finais, destaca-se a importância da inserção das TDICs como prática transdisciplinar para aprendizagem da matemática, colocando o estudante no centro do processo de aprender a partir de situações problema. Como fragilidades, destaca-se a falta de computadores para os estudantes e pouco tempo para explorar as atividades propostas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 38 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | Itinerário de Aprendizagem da Matemática com a Inserção das TDICs e Prática Pedagógica transdisciplinar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE-Itinerário-de-Aprendizagem-Matemática.pdf | 34,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869334/2/PE-Itinerário-de-Aprendizagem-Matemática.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons