Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Sandra Mara de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Simão, Vera Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T14:20:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T14:20:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | PLANO DE AÇÃO PARA INSTITUIÇÕES CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869333 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Instituto Crescer Movimento Cidadania e Juventude é uma organização não governamental, fundada em 2003 na cidade de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, que atende jovens entre 14 e 18 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. No ano de 2016 o Instituto Crescer passou a integrar a La Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC) e a Asociación de Escuelas Creativas (ADEC) com sede na Universidade de Barcelona, Espanha. A parceria com a RIEC/ADEC por meio do Núcleo RIEC ECOFOR está alicerçada nos fundamentos epistemológicos e metodológicos norteadores da Rede, compreendendo teoria e prática como indissociáveis do processo educacional. Os conceitos para uma educação ecoformadora que se entrelaçam na complexidade, transdisciplinaridade e criatividade foram estudados, compreendidos e tomados para si como possibilidade de impulsionar aquilo que contempla uma educação a partir da vida e para a vida. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar quais são as implicações da parceria entre o Instituto Crescer e a Rede Internacional de Escolas Criativas na educação ecoformadora de jovens em situação de vulnerabilidade social. O referencial teórico pauta-se em Morin (2011, 2018); Torre e Moraes (2018); Galvani e Pineau (2012), Nicolescu (2000, 2008); Nóvoa (1997, 2009); Petraglia (2008, 2013); Pukall (2017); Pujol (2008); Torre (2012, 2018); Zwierewicz, Silva, Simão (2019). O estudo caracteriza-se metodologicamente por uma pesquisa documental, quanto a natureza dos objetivos destaca-se como descritiva e com relação à natureza do problema investigado, caracteriza-se como qualitativa. Para alcançar o objetivo geral, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos; a) descrever os princípios teóricos e metodológicos norteadores da RIEC/ADEC; b) caracterizar o Instituto Crescer antes da parceria a partir de parâmetros relativos à estrutura pedagógica e administrativa; c) apresentar os elementos constitutivos da parceria entre o Instituto Crescer e a RIEC; d) identificar o processo de desenvolvimento criativo do Instituto Crescer a partir do VADECRIE; e) apresentar como Produto Educacional um Plano de Ação na busca de soluções criativas e inovadoras para cenários de crise de modo a fortalecer parcerias que podem contribuir para a formação de jovens. Os documentos foram selecionados de acordo com os objetivos da pesquisa e submetidos a análise de conteúdo (AMADO, 2017) a partir de categorias de análise da complexidade, da transdisciplinaridade, da ecoformação e da criatividade. Os resultados desvelam implicações na reforma da matriz curricular por eixos de trabalho, direcionamento no planejamento, ações de voluntariado, polinização em eventos, publicações nacionais e internacionais e o desenvolvimento de pesquisas de Mestrado e Doutorado que revelam o que é necessário para tornar o ensino religante. Como produto educacional, desenvolveu-se um Plano de Ação para Instituições criativas na busca de soluções criativas e inovadoras para cenários de crise de modo a fortalecer parcerias trazendo implicações para a formação de jovens. Conclui-se que a parceria entre o CRESCER e a Rede de Escolas Criativas trouxe grandes mudanças para que os jovens em situação de vulnerabilidade social se tornem protagonistas, empoderados para fazer escolhas conscientes e saudáveis em prol do desenvolvimento sustentável-ODS, deixando contribuições de relevância tais como: Científica - para realizar novas pesquisas; Pedagógica- para investir em uma educação transformadora; Social - para que mais jovens tenham a oportunidade de vivenciar experiências significativas, fruto de uma educação humanizada e de cultura de paz. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas Criativas. ONG. Programa de Ecoformação continuada. Jovens. Vulnerabilidade social. | pt_BR |
Título: dc.title | PLANO DE AÇÃO PARA INSTITUIÇÕES CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) Mestrado Profissional em Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação de Professores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mapas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons