Mulheres negras: possibilidades de formação docente e novas representações sociais

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Janisse Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-09-02T12:15:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-09-02T12:15:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-19-
identificador: dc.identifier.otherMulheres negras: possibilidades de formação docente e novas representações sociaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869327-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação vincula-se à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como objeto de pesquisa estereótipos raciais sobre a mulher negra. Busca compreender como a formação de professores sobre a temática pode contribuir para a constituição de novas imagens sobre mulheres negras. A pesquisa, qualitativa de cunho colaborativo, foi desenvolvida junto a docentes da área de Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental da EMEF “Sônia Regina Gomes Rezende Franco”, localizada no Bairro Serra Dourada I, no município de Serra/ES. O principal objetivo é compreender a importância da formação continuada de professores acerca das representações construídas sobre as mulheres negras no Brasil, para o fortalecimento de identidades étnico-raciais, promoção do respeito às diferenças. Como aporte teórico, nos baseamos em Cheikh Anta Diop, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Paulo Freire, Franscisco Imbernón, dentre outros autores. A metodologia adotada ancorou-se na circularidade, presente nas rodas de conversa, organizadas dentro dos horários de planejamento semanal. Consideramos que a formação de professores em uma perspectiva crítica pode contribuir para questionar estereótipos e para a produzir representações socias positivas. Para tanto, buscamos referências do feminino na África, em diferentes culturas e momentos históricos distintos. Por meio da formação permanente a partir da escola, buscarmos desenvolver reflexões junto às/aos docentes, capazes de impulsionar novas práticas pedagógicas antirracistas, colaborando para a promoção de relações étnico-raciais fundamentadas no respeito à diferença. Como resultado, verificamos o envolvimento e comprometimento das professoras participantes, na luta contínua contra o racismo e o sexismo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16,8 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMulheres negraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleMulheres negras: possibilidades de formação docente e novas representações sociaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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