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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Janisse Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-09-02T12:15:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-09-02T12:15:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mulheres negras: possibilidades de formação docente e novas representações sociais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869327 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação vincula-se à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tendo como objeto de pesquisa estereótipos raciais sobre a mulher negra. Busca compreender como a formação de professores sobre a temática pode contribuir para a constituição de novas imagens sobre mulheres negras. A pesquisa, qualitativa de cunho colaborativo, foi desenvolvida junto a docentes da área de Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental da EMEF “Sônia Regina Gomes Rezende Franco”, localizada no Bairro Serra Dourada I, no município de Serra/ES. O principal objetivo é compreender a importância da formação continuada de professores acerca das representações construídas sobre as mulheres negras no Brasil, para o fortalecimento de identidades étnico-raciais, promoção do respeito às diferenças. Como aporte teórico, nos baseamos em Cheikh Anta Diop, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Paulo Freire, Franscisco Imbernón, dentre outros autores. A metodologia adotada ancorou-se na circularidade, presente nas rodas de conversa, organizadas dentro dos horários de planejamento semanal. Consideramos que a formação de professores em uma perspectiva crítica pode contribuir para questionar estereótipos e para a produzir representações socias positivas. Para tanto, buscamos referências do feminino na África, em diferentes culturas e momentos históricos distintos. Por meio da formação permanente a partir da escola, buscarmos desenvolver reflexões junto às/aos docentes, capazes de impulsionar novas práticas pedagógicas antirracistas, colaborando para a promoção de relações étnico-raciais fundamentadas no respeito à diferença. Como resultado, verificamos o envolvimento e comprometimento das professoras participantes, na luta contínua contra o racismo e o sexismo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16,8 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres negras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Mulheres negras: possibilidades de formação docente e novas representações sociais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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