DIRETRIZES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CMEI DEPUTADO LOURIVAL EVANGELISTA COSTA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Elane Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Célia Tanajura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-31T22:24:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-31T22:24:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-
identificador: dc.identifier.otherDIRETRIZES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CMEI DEPUTADO LOURIVAL EVANGELISTA COSTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869322-
Resumo: dc.description.abstractAs Diretrizes Político-Pedagógicas para a Construção do Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Deputado Lourival Evangelista Costa, urge como produto da pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), intitulada “Contribuições do Trabalho Pedagógico de professores da Educação Infantil para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola”. Teve por objetivo geral sistematizar as bases político-pedagógicas do trabalho dos professores do Centro Municipal de Educação Infantil Deputado Lourival Evangelista Costa, com vistas à elaboração de diretrizes orientadoras para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola. A investigação deste fenômeno social, no campo da educação, aconteceu inicialmente atendendo às categorias centrais da pesquisa, a saber: Trabalho pedagógico; Educação Infantil e Projeto Político Pedagógico. O movimento metodológico proposto privilegiou a abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de natureza aplicada, em que se elegeu a perspectiva da pesquisa participante como estratégia, fazendo-se guiar por diferentes técnicas de produção de dados no campo empírico, a saber: revisão bibliográfica sistematizada, pesquisa documental, observação participante, entrevista semiestruturada e roda de conversa. Estes procedimentos permitiram a produção de dados junto aos participantes, a saber: a diretora e as professoras do CMEI lócus desta pesquisa. As diretrizes político-pedagógicas elaboradas, como produto final da pesquisa desenvolvida, revelam-se, portanto, de fulcral importância e merece visibilidade. culminam como um documento de total relevância social, pois pode servir de base para novas pesquisas e para o processo de elaboração de PPP de outras instituições, já que trazem informações fundamentais, a partir de uma realidade concreta de uma escola pública.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent142kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Político Pedagógico. Educação Infantil. Diretrizes Político-Pedagógicas. Trabalho Pedagógico.pt_BR
Título: dc.titleDIRETRIZES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CMEI DEPUTADO LOURIVAL EVANGELISTA COSTApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
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