SEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCURCINO, FRANCISCO-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, MARIA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, IVONEIDE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-31T15:05:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-31T15:05:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869318-
Resumo: dc.description.abstractUma sequência didática segundo Souza e Rizzatti (2021) para o ensino de Química deve ter como base princípios como interdisciplinaridade, contextualização, experimentação e uso de tecnologias educacionais. Ela deve ser estruturada de forma a proporcionar aos alunos uma aprendizagem ativa e participativa, por meio de atividades práticas, discussões em grupo, pesquisa e resolução de problemas. Um exemplo de produto educacional inovador para o ensino de Química é a utilização de sequencias didáticas, quer tornam as aulas dinâmicas e organizadas. Este produto trata de uma sequência didática sobre a temática da experimentação como estratégia pedagógica para o ensino de química, tendo como temática o ensino da química ambiental, elaborada com base no estimulo para aulas mais dinâmicas, fazendo uso da experimentação, onde realizaremos estações experimentais associadas ao protagonismo do estudante. O tema se mostra de grande relevância frente aos problemas atuais, que são enfrentados no âmbito ambiental no dia a dia dos estudantes e familiares. Em frente a isto sugere-se a importância da utilização de práticas experimentais no ensino de química, para um maior engajamento e atenção dos alunos diante essa temática tão importante para sociedade. Esse produto tem como potencializador da contextualização dentro do processo de ensino e aprendizagem no ensino de química experimental e ambiental, busca fazer articulação do conhecimento científico com problemas ambientais presentes na sociedade. Sequência Didática: Experimentação como recurso didático no ensino de química, exploramos os conceitos químicos de forma ativa e contextualizada Primeiro Momento: Diagnóstico e ativação de conhecimentos prévios, onde o aluno foi submetido a realização de um questionário, para caracterização da turma, antes da aula teórica e experimental, afim de iniciarmos nossa sequência.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent872kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática.pt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE QUÍMICA - PROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DO MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Arquivos associados:
PRODUTO EDUCACIONAL.pdfPRODUTO EDUCACIONAL - FRANCISCO COUTINHO871,88 kBAdobe PDF/bitstream/capes/869318/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons