Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CURCINO, FRANCISCO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, MARIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, IVONEIDE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-31T15:05:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-31T15:05:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869318 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma sequência didática segundo Souza e Rizzatti (2021) para o ensino de Química deve ter como base princípios como interdisciplinaridade, contextualização, experimentação e uso de tecnologias educacionais. Ela deve ser estruturada de forma a proporcionar aos alunos uma aprendizagem ativa e participativa, por meio de atividades práticas, discussões em grupo, pesquisa e resolução de problemas. Um exemplo de produto educacional inovador para o ensino de Química é a utilização de sequencias didáticas, quer tornam as aulas dinâmicas e organizadas. Este produto trata de uma sequência didática sobre a temática da experimentação como estratégia pedagógica para o ensino de química, tendo como temática o ensino da química ambiental, elaborada com base no estimulo para aulas mais dinâmicas, fazendo uso da experimentação, onde realizaremos estações experimentais associadas ao protagonismo do estudante. O tema se mostra de grande relevância frente aos problemas atuais, que são enfrentados no âmbito ambiental no dia a dia dos estudantes e familiares. Em frente a isto sugere-se a importância da utilização de práticas experimentais no ensino de química, para um maior engajamento e atenção dos alunos diante essa temática tão importante para sociedade. Esse produto tem como potencializador da contextualização dentro do processo de ensino e aprendizagem no ensino de química experimental e ambiental, busca fazer articulação do conhecimento científico com problemas ambientais presentes na sociedade. Sequência Didática: Experimentação como recurso didático no ensino de química, exploramos os conceitos químicos de forma ativa e contextualizada Primeiro Momento: Diagnóstico e ativação de conhecimentos prévios, onde o aluno foi submetido a realização de um questionário, para caracterização da turma, antes da aula teórica e experimental, afim de iniciarmos nossa sequência. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 872kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | sequência didática. | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE QUÍMICA - PROFQUI | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DO MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | PRODUTO EDUCACIONAL - FRANCISCO COUTINHO | 871,88 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869318/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons