Como ser Cientista sem o Jaleco Branco?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaz, Porto, Maria Beatriz Dias da Silva Anderson Miguel dos Santos da Anderson Miguel dos Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-31T00:35:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-31T00:35:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-
identificador: dc.identifier.otherGuia - Como ser Cientista sem o Jaleco Brancopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869307-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional intitulado “Como ser cientista sem o jaleco branco?", um guia voltado para professores com atuação na Educação Básica, tem origem no curso de Mestrado Profissional de Ensino na Educação Básica, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O guia é composto por atividades diversificadas, em diversas trilhas, denominadas espaços não formais de ensino, localizadas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Esses espaços abrangem o Jardim Botânico, o Museu de Solos do Brasil e o Museu de Zoologia, de forma a serem de interesse imediato aos professores(as) que atuam no município de Seropédica (RJ) e municípios vizinhos. O material destaca as diversas maneiras e locais que se pode fazer Ciência, visando a desconstruir a visão estereotipada de que Ciência só se faz em laboratórios fechados. O material traz ainda a proposta de uma roda de conversa com Cientistas Negras, com formação em diversas áreas, que busca também desconstruir que a Ciência é praticada essencialmente por homens brancos. No primeiro momento deste guia o leitor encontra os aportes teóricos que sustentam o perfil científico deste produto. A partir do segundo momento, o leitor tem acesso às instruções, de forma detalhada, da aplicação das atividades com seu(s) objetivo(s), área(s) de conhecimento(s), a formação do cientista presente nesses espaços e o passo a passo da aplicação. Tais atividades apresentam como objetivo central a promoção da Alfabetização Científica e possuem flexibilidade de adaptação de acordo com a realidade em que se estão sendo aplicadas, não se limitando apenas aos espaços apresentados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,04 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não formais de Ensino;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFazer Científico;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização Científica;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços não-formais de Ensino; FazerMulheres negras na Ciência.pt_BR
Título: dc.titleComo ser Cientista sem o Jaleco Branco?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertação - Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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