O potencial dos jogos para uma aprendizagem significativa em Matemática

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Sueli Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-30T20:06:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-30T20:06:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
identificador: dc.identifier.otherO potencial dos jogos para uma aprendizagem significativa em Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869306-
Resumo: dc.description.abstractA pandemia de Covid-19 impôs desafios significativos ao sistema educacional, forçando a transição para o ensino remoto e impactando o processo de alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste estudo, investiga-se a prática pedagógica de professores(as) durante o período remoto emergencial e seus esforços para promover a alfabetização matemática em um contexto desafiador. Como objetivo geral, analisam-se as estratégias pedagógicas adotadas por professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental para promover a alfabetização matemática durante o ensino remoto emergencial. Os objetivos específicos incluem mapear as estratégias pedagógicas, identificar os recursos e tecnologias utilizados, bem como avaliar os desafios e possibilidades da alfabetização matemática nesse contexto. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão da literatura para estabelecer um contexto teórico sólido que aborda a alfabetização matemática, o ensino remoto e as estratégias de ensino de matemática para crianças. Em seguida, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuíam experiência no ensino remoto durante a pandemia. Essas entrevistas buscaram capturar suas experiências, estratégias e percepções sobre o ensino da matemática em um ambiente remoto. Como resultados, destaca-se a importância da contextualização dos conteúdos matemáticos, adaptando-os às limitações de recursos e tecnologia. As estratégias eficazes incluíram a criação de atividades práticas e contextualizadas, que relacionam a matemática ao cotidiano dos alunos. No entanto, as entrevistas também revelaram desafios significativos, como a falta de acesso à tecnologia, baixo engajamento dos alunos e dificuldades de interação. A partir dos dados obtidos, enfatiza-se a necessidade de envolver ativamente a sociedade, pais e cuidadores no processo educacional, promovendo a valorização da leitura, da escrita e da matemática desde cedo. O acesso igualitário a recursos educacionais e a formação contínua de professores também emergem como elementos essenciais para superar os desafios da alfabetização matemática em contextos de crise.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,5MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleO potencial dos jogos para uma aprendizagem significativa em Matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissionalpt_BR
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