
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Sueli Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-30T20:06:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-30T20:06:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O potencial dos jogos para uma aprendizagem significativa em Matemática | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869306 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pandemia de Covid-19 impôs desafios significativos ao sistema educacional, forçando a transição para o ensino remoto e impactando o processo de alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste estudo, investiga-se a prática pedagógica de professores(as) durante o período remoto emergencial e seus esforços para promover a alfabetização matemática em um contexto desafiador. Como objetivo geral, analisam-se as estratégias pedagógicas adotadas por professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental para promover a alfabetização matemática durante o ensino remoto emergencial. Os objetivos específicos incluem mapear as estratégias pedagógicas, identificar os recursos e tecnologias utilizados, bem como avaliar os desafios e possibilidades da alfabetização matemática nesse contexto. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão da literatura para estabelecer um contexto teórico sólido que aborda a alfabetização matemática, o ensino remoto e as estratégias de ensino de matemática para crianças. Em seguida, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental que possuíam experiência no ensino remoto durante a pandemia. Essas entrevistas buscaram capturar suas experiências, estratégias e percepções sobre o ensino da matemática em um ambiente remoto. Como resultados, destaca-se a importância da contextualização dos conteúdos matemáticos, adaptando-os às limitações de recursos e tecnologia. As estratégias eficazes incluíram a criação de atividades práticas e contextualizadas, que relacionam a matemática ao cotidiano dos alunos. No entanto, as entrevistas também revelaram desafios significativos, como a falta de acesso à tecnologia, baixo engajamento dos alunos e dificuldades de interação. A partir dos dados obtidos, enfatiza-se a necessidade de envolver ativamente a sociedade, pais e cuidadores no processo educacional, promovendo a valorização da leitura, da escrita e da matemática desde cedo. O acesso igualitário a recursos educacionais e a formação contínua de professores também emergem como elementos essenciais para superar os desafios da alfabetização matemática em contextos de crise. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,5MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | O potencial dos jogos para uma aprendizagem significativa em Matemática | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 4.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869306/2/PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons