USOS E POSSIBILIDADES DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS, NO CONTEXTO DA COVID-19, COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE SOUZA, Daniel Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-29T13:53:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-29T13:53:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherUSOS E POSSIBILIDADES DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS, NO CONTEXTO DA COVID-19, COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869241-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades das novas tecnologias, principalmente videoaulas e plataformas educacionais, destacando seus desafios de aplicabilidade, em meio a uma sociedade em transformação social e tecnológica, no contexto do século XXI. Inicialmente, no sentido de traçar uma linha temporal dos recursos educacionais audiovisuais mais difundidos no Brasil e no mundo, essa pesquisa levanta uma breve cronologia mostrando o caminho percorrido nessa área até o cenário atual, onde o mundo passou a viver relações sociais completamente transformadas e marcadas por uma lógica líquida, onde a fluidez dessas relações interfere diretamente no ambiente escolar e no processo de ensino aprendizagem, seja ele presencial ou remoto, em especial no contexto da pandemia de COVID-19, provocando mudanças na forma com que os alunos enxergam o mundo e de como desejam aprender os saberes escolares. Dentro do contexto do Ensino da História e entendendo como os avanços tecnológicos do século XXI cooperam para a aceleração, intensificação e transformação do desenvolvimento social e pedagógico esse trabalho se propõe a ressaltar a importância da História Pública como forma de divulgar e reorganizar o papel da História e do Historiador em uma sociedade onde se produz, muitas vezes, sem um rigor historiográfico e sem método científico. Aproveitase esse momento para abordar como esse conhecimento acadêmico pode ser mais efetivo e melhor aproveitado no espaço escolar, através da História Digital, adequando-se às transformações sociais e tecnológicas, porém nunca esquecendo o papel primordial do professor nesse processo. Pretende-se também traçar um retrato diverso e amplo dessas causas e efeitos a partir de dados levantados junto a estudantes do Polo Educacional Sesc, aproveitando-se da capilaridade dessa instituição em todo o Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.901 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; plataforma; educação; história; tecnologia.pt_BR
Título: dc.titleUSOS E POSSIBILIDADES DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS, NO CONTEXTO DA COVID-19, COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons