
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | DE SOUZA, Daniel Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-29T13:53:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-29T13:53:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | USOS E POSSIBILIDADES DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS, NO CONTEXTO DA COVID-19, COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869241 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades das novas tecnologias, principalmente videoaulas e plataformas educacionais, destacando seus desafios de aplicabilidade, em meio a uma sociedade em transformação social e tecnológica, no contexto do século XXI. Inicialmente, no sentido de traçar uma linha temporal dos recursos educacionais audiovisuais mais difundidos no Brasil e no mundo, essa pesquisa levanta uma breve cronologia mostrando o caminho percorrido nessa área até o cenário atual, onde o mundo passou a viver relações sociais completamente transformadas e marcadas por uma lógica líquida, onde a fluidez dessas relações interfere diretamente no ambiente escolar e no processo de ensino aprendizagem, seja ele presencial ou remoto, em especial no contexto da pandemia de COVID-19, provocando mudanças na forma com que os alunos enxergam o mundo e de como desejam aprender os saberes escolares. Dentro do contexto do Ensino da História e entendendo como os avanços tecnológicos do século XXI cooperam para a aceleração, intensificação e transformação do desenvolvimento social e pedagógico esse trabalho se propõe a ressaltar a importância da História Pública como forma de divulgar e reorganizar o papel da História e do Historiador em uma sociedade onde se produz, muitas vezes, sem um rigor historiográfico e sem método científico. Aproveitase esse momento para abordar como esse conhecimento acadêmico pode ser mais efetivo e melhor aproveitado no espaço escolar, através da História Digital, adequando-se às transformações sociais e tecnológicas, porém nunca esquecendo o papel primordial do professor nesse processo. Pretende-se também traçar um retrato diverso e amplo dessas causas e efeitos a partir de dados levantados junto a estudantes do Polo Educacional Sesc, aproveitando-se da capilaridade dessa instituição em todo o Brasil. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.901 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; plataforma; educação; história; tecnologia. | pt_BR |
| Título: dc.title | USOS E POSSIBILIDADES DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS, NO CONTEXTO DA COVID-19, COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO DANIEL DIAS_UFRJ.pdf | 4,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869241/2/DISSERTAÇÃO DANIEL DIAS_UFRJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons