“OS SABERES SÃO PARTILHADOS PELAS HISTÓRIAS CONTADAS”: ENSINO DE HISTÓRIA E AS ARTICULAÇÕES DOS MOVIMENTOS INDÍGENAS EM TORNO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.

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Autor(es): dc.contributorUFRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorE SILVA, Caio Tavares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-28T16:29:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-28T16:29:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other“OS SABERES SÃO PARTILHADOS PELAS HISTÓRIAS CONTADAS”: ENSINO DE HISTÓRIA E AS ARTICULAÇÕES DOS MOVIMENTOS INDÍGENAS EM TORNO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869172-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo visa apresentar uma proposta didática para as aulas de História do Ensino Fundamental tendo como temática a ação dos movimentos indígenas na elaboração da Constituição Brasileira de 1988. A discussão teórica e a proposta didática utilizam intelectuais indígenas como referência teórica e como fonte documental. A pesquisa se insere no campo da Nova História Indígena que reelaborou a escrita da história sobre os povos originários considerando a complexidade de suas relações com a sociedade envolvente. Além disso, a pesquisa se insere no campo dos estudos decoloniais que refletem sobre a realidade latino-americana a partir de teóricos locais e no campo dos temas sensíveis, uma vez que a história dos povos originários é objeto de releituras atuais e sofre efeitos dos debates políticos. O produto didático produzido é uma Unidade Temática Investigativa de acordo com o modelo proposto por Isabel Barca e Lindamir Zeglin Fernandes. Esse modelo consiste em uma ferramenta de análise de fontes documentais e debate entre os estudantes. No caso dessa pesquisa, as fontes documentais selecionadas são textos de intelectuais indígenas divididos em quatro categorias: memória, natureza, território e identidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.440 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Conhecimento Histórico Escolar; Nova História Indígena; Intelectuais Indígenas; Estudos Decoloniais; Temas Sensíveis.pt_BR
Título: dc.title“OS SABERES SÃO PARTILHADOS PELAS HISTÓRIAS CONTADAS”: ENSINO DE HISTÓRIA E AS ARTICULAÇÕES DOS MOVIMENTOS INDÍGENAS EM TORNO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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