Ler para libertar: propostas para leitura literária em escolas do sistema prisional capixaba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Tatiana da Lus Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-28T13:44:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-28T13:44:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-14-
identificador: dc.identifier.otherLer para libertar: propostas para leitura literária em escolas do sistema prisional capixabapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869168-
Resumo: dc.description.abstractO texto apresenta projeto de pesquisa vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possuiu como objeto de pesquisa: a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do ES. Como aporte teórico, dialogamos com Freire (1989, 1996) e os seus conceitos de palavramundo e dialogicidade; no campo da leitura literária tivemos como base os escritos de Petit (2006, 2009), Andruetto (2015) e Candido (1995, 2002); no que tange à parceria na formação de professores nos embasamos nos estudos de Foerste (2003,2005) e Ludke (2003); As especificidades teóricas no cárcere foram sustentadas por Silva & Passos (2019), Silva (2017) e a Matriz da Pedagogia Social. Metodologicamente, optamos pela base qualitativa da pesquisa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa narrativa em educação com viés bakhtiniano. Como produto educacional, foi realizado um relatório do nosso projeto de extensão, em formato de e-book, com o percurso das ações realizadas, além da sistematização das práticas de leitura realizadas em nossa pesquisapt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectParceriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpalavramundopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdialogicidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectleitura no cárcerept_BR
Título: dc.titleLer para libertar: propostas para leitura literária em escolas do sistema prisional capixabapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons