Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Tatiana da Lus Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-28T13:44:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-28T13:44:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ler para libertar: propostas para leitura literária em escolas do sistema prisional capixaba | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869168 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto apresenta projeto de pesquisa vinculado à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e possuiu como objeto de pesquisa: a formação de mediadores de leitura em escolas do sistema prisional do ES. Como aporte teórico, dialogamos com Freire (1989, 1996) e os seus conceitos de palavramundo e dialogicidade; no campo da leitura literária tivemos como base os escritos de Petit (2006, 2009), Andruetto (2015) e Candido (1995, 2002); no que tange à parceria na formação de professores nos embasamos nos estudos de Foerste (2003,2005) e Ludke (2003); As especificidades teóricas no cárcere foram sustentadas por Silva & Passos (2019), Silva (2017) e a Matriz da Pedagogia Social. Metodologicamente, optamos pela base qualitativa da pesquisa, com algumas particularidades da pesquisa-ação e da pesquisa narrativa em educação com viés bakhtiniano. Como produto educacional, foi realizado um relatório do nosso projeto de extensão, em formato de e-book, com o percurso das ações realizadas, além da sistematização das práticas de leitura realizadas em nossa pesquisa | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Parceria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | palavramundo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | dialogicidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | leitura no cárcere | pt_BR |
Título: dc.title | Ler para libertar: propostas para leitura literária em escolas do sistema prisional capixaba | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_Ler_Para_Libertar_Propostas_Leitura.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869168/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Ler_Para_Libertar_Propostas_Leitura.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons