Curso De Extensão: O Silenciamento De Escritoras Em Livros Didáticos

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Rubiani Boldrini da Silva dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-28T13:30:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-28T13:30:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-12-
identificador: dc.identifier.otherCurso De Extensão: O Silenciamento De Escritoras Em Livros Didáticospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869165-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo, conduzido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória, com foco na Formação de Professores em Ensino de Humanidades e na linha temática Literatura e Linguagem, teve como objetivo analisar o silenciamento de escritoras em livros didáticos e investigar os fatores que contribuem para essa omissão, além de buscar promover a igualdade de gênero ao incluir escritoras negligenciadas no estudo historiográfico da literatura. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica sobre gênero e produção de autoria feminina, com base nas considerações de Duarte, Telles, Muzart, Dalcastagnè, além de recorrermos ao pensamento de Ricoeur sobre memória e às reflexões de Ginzburg e Schmidt sobre cânone e exclusão, assim como aos conceitos de Orlandi, Spivak e Perrot sobre políticas de silenciamento, subalternização e silêncio histórico das fontes. A incursão metodológica desta pesquisa, que evidenciou o silenciamento de escritoras nos livros didáticos examinados, foi realizada em três etapas, a saber: 1) uma análise detalhada de duas coleções didáticas recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2018) – Português contemporâneo: diálogo, reflexão e uso (2016), de Willian Cereja, Carolina Dias Vianna e Christiane Damien, e Veredas da Palavra (2016), de Roberta Hernandes e Vima Lia Martin; 2) exposição dos dados por meio da Análise de Conteúdo nos capítulos teóricos; e 3) oferta e validação do curso de extensão “O silenciamento de escritoras em livros didáticos”, que teve como público-alvo discentes dos cursos de licenciatura em Letras e professoras(es) de Língua Portuguesa, com o objetivo de estimular a formação e o debate sobre o silenciamento de escritoras nos livros didáticos e no cânone literário brasileiro.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent311 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSilenciamento de escritoraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCânone Literáriopt_BR
Título: dc.titleCurso De Extensão: O Silenciamento De Escritoras Em Livros Didáticospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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