Lendo Para Ser Mais: Uma Abordagem Eplinguística Com Poemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Rúbia Carla Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-28T13:23:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-28T13:23:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
identificador: dc.identifier.otherLendo Para Ser Mais: Uma Abordagem Eplinguística Com Poemaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869164-
Resumo: dc.description.abstractEste TFC - Trabalho Final de Curso - vinculado à linha de pesquisa práticas educativas em ensino de humanidades, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), versa sobre a leitura na escola na perspectiva da emancipação do sujeito, do ser mais, utilizando textos literários, predominantemente poéticos, com alunos do Ensino Médio; por meio de oficinas sob uma abordagem epilinguística. Como trabalhar a formação de leitores sensíveis às causas sociais e sujeitos da própria história no contexto em que vivem? Para ter respostas, buscamos estratégias para trabalhar a criticidade e a constituição do ser mais dos alunos, por meio uma abordagem epilinguística em textos literários. investigamos práticas leitoras com operações de linguagem, problematizando e trabalhando o vocabulário, a interpretação e produção de textos. A pesquisa está ancorada principalmente em Paulo Freire para discutir a leitura de mundo e a constituição do sujeito e em Carlos Franchi para tratar da epilinguagem. Além desses, também buscamos outros teóricos para sustentar a reflexão. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa inspirada na pesquisa participante defendida por Brandão e pelo próprio Freire. Com base na pesquisa foi elaborado um produto educacional em forma de E-book, reunindo as oficinas trabalhadas na investigação empírica, a fim de servir de ponto de partida para estudantes, docentes e interessados no tema.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent202 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHumanidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEpilinguagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTextos Literáriospt_BR
Título: dc.titleLendo Para Ser Mais: Uma Abordagem Eplinguística Com Poemaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons