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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nobre, Naiara dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-28T13:04:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-28T13:04:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Como assim, vô?: Ada e Lino em “A Descoberta das Bananeiras Andantes” | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou contribuir, no campo das práticas educativas em Ensino de Humanidades, para discussões e reflexões sobre como o Pensamento Computacional pode colaborar no desenvolvimento da Competência Cultura Digital dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da elaboração do produto educacional materializado em um livro paradidático interativo com sugestões de atividades plugadas e desplugadas sobre Pensamento Computacional, construído sob uma perspectiva da metodologia projetual (MUNARI, 2008). Para compreensão e sustentação teórica sobre as potencialidades da introdução do Pensamento Computacional nos anos iniciais do ensino fundamental, fez-se necessário um aprofundamento sobre como ocorre o desenvolvimento humano e se constrói o conhecimento com base nos conceitos da Epistemologia Genética de Jean Piaget (2007), assim também como se processa o aprendizado pela perspectiva construcionista proposta por Seymour Papert (1980). Orientada pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a investigação empregou instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas coletivas com um grupo de professores regentes de classe dos anos iniciais do ensino fundamental além da aplicação e validação do Produto Educacional resultante da pesquisa em uma turma de crianças do quinto ano de uma escola pública. Por meio da proposta de interpretação qualitativa denominada método hermenêutico-dialético, os resultados da investigação apontam que o Pensamento Computacional, um dos eixos da Computação, se apresenta como um potencial recurso na criação de procedimentos cognitivos capazes de propor novos problemas, compreender conceitos matemáticos, além de desenvolver habilidades sociais e novas maneiras de utilizar as tecnologias digitais de forma crítica e criativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 18,9 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competência Cultura Digital | pt_BR |
Título: dc.title | Como assim, vô?: Ada e Lino em “A Descoberta das Bananeiras Andantes” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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NaiaraNobre_ComoAssimVo (1).pdf | 19,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869162/2/NaiaraNobre_ComoAssimVo (1).pdfDownload |
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