Como assim, vô?: Ada e Lino em “A Descoberta das Bananeiras Andantes”

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNobre, Naiara dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-28T13:04:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-28T13:04:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-29-
identificador: dc.identifier.otherComo assim, vô?: Ada e Lino em “A Descoberta das Bananeiras Andantes”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869162-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa buscou contribuir, no campo das práticas educativas em Ensino de Humanidades, para discussões e reflexões sobre como o Pensamento Computacional pode colaborar no desenvolvimento da Competência Cultura Digital dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da elaboração do produto educacional materializado em um livro paradidático interativo com sugestões de atividades plugadas e desplugadas sobre Pensamento Computacional, construído sob uma perspectiva da metodologia projetual (MUNARI, 2008). Para compreensão e sustentação teórica sobre as potencialidades da introdução do Pensamento Computacional nos anos iniciais do ensino fundamental, fez-se necessário um aprofundamento sobre como ocorre o desenvolvimento humano e se constrói o conhecimento com base nos conceitos da Epistemologia Genética de Jean Piaget (2007), assim também como se processa o aprendizado pela perspectiva construcionista proposta por Seymour Papert (1980). Orientada pela abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, a investigação empregou instrumentos de coleta de dados como entrevistas semiestruturadas coletivas com um grupo de professores regentes de classe dos anos iniciais do ensino fundamental além da aplicação e validação do Produto Educacional resultante da pesquisa em uma turma de crianças do quinto ano de uma escola pública. Por meio da proposta de interpretação qualitativa denominada método hermenêutico-dialético, os resultados da investigação apontam que o Pensamento Computacional, um dos eixos da Computação, se apresenta como um potencial recurso na criação de procedimentos cognitivos capazes de propor novos problemas, compreender conceitos matemáticos, além de desenvolver habilidades sociais e novas maneiras de utilizar as tecnologias digitais de forma crítica e criativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent18,9 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetência Cultura Digitalpt_BR
Título: dc.titleComo assim, vô?: Ada e Lino em “A Descoberta das Bananeiras Andantes”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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