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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araujo, Allan Maykson Longui de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-28T12:39:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-28T12:39:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atypicards: cartões musicais Floortime | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869161 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho se trata de uma proposta de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ensino de Humanidades - PPGEH, vinculado à linha de Práticas Educativas. Teve como foco de estudo a utilização de estratégias musicais em uma proposta terapêutica baseada no modelo DIR/Floortime com crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) inseridas no contexto escolar e suas possíveis contribuições para o desenvolvimento desse público. O autismo é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento cujas características essenciais são prejuízos nas habilidades de interação social e comunicação social recíproca e a presença de padrões restritos de comportamento, interesses e atividades (APA, 2014). O DIR/Floortime é um modelo de base desenvolvimentista pensado para o desenvolvimento funcional e emocional pessoas neurodivergentes. Pesquisas recentes têm apontado que crianças autistas, em geral, podem apresentar uma responsividade significativa à música, linguagem através da qual é possível vivenciar experiências de comunicação, interação, motoras, sensoriais e simbólicas. Partimos da hipótese de que as estratégias musicais de composição, apreciação e performance utilizadas na terapia DIR/Floortime poderiam auxiliar crianças autistas a progredirem nas capacidades do desenvolvimento funcional e emocional objetivados pelo modelo, além de poderem desenvolver habilidades musicais, sensoriais e expressivas. Os pressupostos teóricos deste estudo foram locados em Greenspan e Wieder, em uma psicologia de cunho desenvolvimentista e cognitivista, na educação social de cunho freireano, na educação musical e inclusiva de Louro e na teoria musical de Pena, Brito e Swanwick. O objetivo central estabeleceu-se a partir da premissa de se buscar compreender como/se a articulação música e o DIR/floortime contribui para o desenvolvimento de crianças autistas em seu plexo atenção, interação e comunicação aliada aos sentimentos, sensações e ao processo de humanização, de Paulo Freire. Trata-se de uma pesquisa de metodologia de natureza qualitativa, com base metodológica na pesquisa-intervenção para a produção de dados e no método comparativo para a análise dos mesmos. Foram realizados o total de 31 (trinta e um) encontros em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). A natureza criativa da pesquisa deu origem ao produto educativo “Atypicards: cartões musicais Floortime” com composições inéditas realizadas durante os encontros e sugestões metodológicas para o uso em contextos pedagógicos e terapêuticos. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças apresentaram melhoras na atenção, interação e comunicação e se desenvolveram em aspectos como musicalidade e expressividade, o que refletiu no cotidiano escolar e também em casa. Ficou evidente com o trabalho a evolução quanto aos aspectos emocionais de autorregulação e o interesse pelo mundo (habilidades da atenção) o que as ajudaram nos momentos de sobrecarga sensorial e frustração. A pesquisa demonstrou que, antes e depois da intervenção, as crianças apresentaram habilidades de interação e comunicação mais desenvolvidas que a capacidade de atenção, que corresponde à base emocional para sustentar as demais capacidades, o que levantou reflexões acerca de um sistema socioeducacional que negligencia as emoções e supervaloriza habilidades que podem favorecer a lógica hegemônica de produção e desumanização, visto que elas possibilitam olhar-se criticamente, permitindo aos indivíduos não mais afirmar-se como “coisa”, mas como sujeitos conscientes de sua vocação ontológica para o ser mais. Salientamos a importância acerca dos cuidados quanto à generalização dos resultados alcançados neste estudo, considerando o pequeno número de participantes (n=5). Este trabalho buscou atender à necessidade científica de estudos que explorem a abordagem e os resultados do DIR/floortime em território nacional, contribuindo para refutar críticas frequentes de que o modelo não possui evidência científica. A relação entre música e o modelo, escassa no país, e o produto educativo em formato de cartões interativos produzidas a partir de estratégias musicais, sensoriais e floortime para o trabalho com o público neurodivergente celebram o ineditismo e importância deste trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 41,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
Título: dc.title | Atypicards: cartões musicais Floortime | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
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ATYPICARDS_FLOORTIME (1).pdf | 42,31 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869161/2/ATYPICARDS_FLOORTIME (1).pdfDownload |
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