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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Traba, Abner Alexandre Coimbra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-28T12:22:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-28T12:22:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | CADERNO DO PROFESSOR DECOLONIAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869160 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este projeto está vinculado à linha de pesquisa Formação de professores do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Humanidades que pretende contribuir para o ensino da Educação das relações étnico-raciais em uma escola pública de Educação Infantil do município de Linhares – ES. O Objetivo geral é refletir como os conceitos de racismo, preconceito e discriminação racial podem contribuir para a desnaturalização do racismo na escola por meio da educação das relações étnico-raciais. A pesquisa tem como referencial teórico a Lei 10.639/2003 que aponta questões da História e da Cultura Afro-brasileira como fundamentação para a educação das relações étnico-raciais. Fundamenta-se também a partir dos estudos de teóricos como Abdias Nascimento (1980) para discutir a história do negro e o conceito de racismo, Nilma Lino Gomes (2017) e Kabengele Munanga (2005) que discutem os conceitos de raça, etnia e estratégias para combate ao racismo, e Silvio de Almeida (2020) que traz o conceito de meritocracia e racismo estrutural. Optou-se pela pesquisa-ação em Thiollent (2007) e a perspectiva emancipatória de Educação em Paulo Freire (1996). Como instrumentos metodológicos, optou-se por questionários e rodas de conversas o que foi bastante acertivo para problematizar temas como racismo, preconceito, discriminação racial e a naturalização como estes assuntos têm sido tratados por professores em âmbito escolar, em nosso caso, no CEIM “Jocafe”, lócus de pesquisa que demonstrou que realmente há uma necessidade do Erer em seu curriculo. O Produto Educativo foi produzido durante a formação continuada. Trata-se de um Guia didático em formato de e-book sobre os temas relacionados ao Erer e foi construído a várias mãos, não como algo imposto, mas criado com e não para o professor e teve como principal objetivo mostrar ao professor que ele pode sim ir muito além do que lhe é permitido dentro de uma educação Anti-racista, trabalhando com a Lei 10.639/2003, no sentido de divulgar e disseminar a Cultura Afro-brasileira e Africana. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Racismo na escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Étnico-raciais | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DO PROFESSOR DECOLONIAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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PRODUTO EDUCACIONAL_CADERNO_PROFESSOR_DECOLONIAL.pdf | 3.05 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869160/2/PRODUTO EDUCACIONAL_CADERNO_PROFESSOR_DECOLONIAL.pdfDownload |
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