A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO REVISITADA: releituras do livro didático com operações de linguagem

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo-
Autor(es): dc.contributor.authorPêres, Ariane do Nascimento Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-28T12:56:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-28T12:56:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
identificador: dc.identifier.otherA REPRESENTA AO DO NEGRO REVISITADA: releituras do livro didático com operações de linguagem-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869154-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa traz uma reflexão sobre a abordagem do negro no livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Com ela observamos os contextos em que os negros apareceram no livro e fizemos problematizações sobre o tratamento dado pelos autores. A expectativa foi construir conhecimentos sobre a convivência na diversidade e provocar criticidade dos alunos, tornando-os mais humanizados por meio de operações com e sobre a linguagem. Nossa investigação partiu de um diálogo com outros trabalhos sobre o tema e, no referencial teórico, fundamentamo-nos nas reflexões de autores como Freire (1987), Lajolo (2004), Silva (2005), Cavalleiro (2005), Munanga (2005) e Almeida (2019), entre outros para falar da representação do negro no livro didático e de humanidade. Usamos também Gomes (2007), Rezende (2008), Franchi (2011) e outros pesquisadores filiados à Teoria das Operações Predicativas ou Enunciativas (TOPE), ao descrever a abordagem epilinguística e fundamentar as operações de língua(gem). A pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa documental, devido a nossa fonte de pesquisa ser o livro didático, e foi inspirada em aspectos de uma pesquisa participante. Refletimos sobre uma prática docente em favor de um contexto escolar democrático, libertador e antirracista. A pesquisa nos mostrou que há muitos desafios a serem enfrentados para que se tenha de fato a representação dos negros nos livros didáticos, em todos os níveis e modalidades de ensino; não podemos fechar os olhos para temas como o racismo, a discriminação e as desigualdades históricas. Como produto educacional, foi construído o e-book “A representação do negro revisitada: releituras do livro didático com operações de linguagem”. Nesse produto organizamos, a partir das referências ao negro presentes no LD, atividades sob uma abordagem epilinguística com reflexões e conflitos de ideias.-
Tamanho: dc.format.extent12,3 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAfro-brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectEpilinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectHumanidade-
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didático-
Título: dc.titleA REPRESENTAÇÃO DO NEGRO REVISITADA: releituras do livro didático com operações de linguagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidades-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestrado-
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