Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pêres, Ariane do Nascimento Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-28T12:56:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-28T12:56:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | A REPRESENTA AO DO NEGRO REVISITADA: releituras do livro didático com operações de linguagem | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869154 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa traz uma reflexão sobre a abordagem do negro no livro didático (LD) de Língua Portuguesa. Com ela observamos os contextos em que os negros apareceram no livro e fizemos problematizações sobre o tratamento dado pelos autores. A expectativa foi construir conhecimentos sobre a convivência na diversidade e provocar criticidade dos alunos, tornando-os mais humanizados por meio de operações com e sobre a linguagem. Nossa investigação partiu de um diálogo com outros trabalhos sobre o tema e, no referencial teórico, fundamentamo-nos nas reflexões de autores como Freire (1987), Lajolo (2004), Silva (2005), Cavalleiro (2005), Munanga (2005) e Almeida (2019), entre outros para falar da representação do negro no livro didático e de humanidade. Usamos também Gomes (2007), Rezende (2008), Franchi (2011) e outros pesquisadores filiados à Teoria das Operações Predicativas ou Enunciativas (TOPE), ao descrever a abordagem epilinguística e fundamentar as operações de língua(gem). A pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa documental, devido a nossa fonte de pesquisa ser o livro didático, e foi inspirada em aspectos de uma pesquisa participante. Refletimos sobre uma prática docente em favor de um contexto escolar democrático, libertador e antirracista. A pesquisa nos mostrou que há muitos desafios a serem enfrentados para que se tenha de fato a representação dos negros nos livros didáticos, em todos os níveis e modalidades de ensino; não podemos fechar os olhos para temas como o racismo, a discriminação e as desigualdades históricas. Como produto educacional, foi construído o e-book “A representação do negro revisitada: releituras do livro didático com operações de linguagem”. Nesse produto organizamos, a partir das referências ao negro presentes no LD, atividades sob uma abordagem epilinguística com reflexões e conflitos de ideias. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 12,3 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afro-brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epilinguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | - |
Título: dc.title | A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO REVISITADA: releituras do livro didático com operações de linguagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons