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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gerke, Ana Carla Loss Furlan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-28T12:47:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-28T12:47:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869153 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto apresenta a dissertação de pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) na Linha de Pesquisa Formação de Professores em Ensino de Humanidades, na linha temática de Educação do Campo e está vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ) Coletivo Girassol. Investiga o potencial formativo da Pedagogia da Alternância enquanto estratégia interdisciplinar mediadora da práxis. Os referenciais teóricos trabalhados discutem o conceito de práxis na busca por um trabalho pedagógico de caráter libertador, a formação continuada de professores do campo, a Pedagogia da Alternância e a Interdisciplinaridade (FREIRE 2021a, 2021b e 2021c; VÁZQUEZ, 1977; ARROYO, 2007; GERKE, 2014; GIMONET, 2007; SANTOMÉ, 1998; FRIGOTTO, 2008). Como método de investigação, adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético, método de conhecimento da realidade concreta sistematizado por Karl Marx e Frederich Engels (2009). Para construção do corpus da pesquisa foi realizada observação livre com registros escritos e gravados em áudio; questionário com questões fechadas e abertas, grupo focal, observação participante nos momentos formativos e o diário de campo (escrito e gravado). Organizamos um Projeto de Formação, junto aos(as) professores(as) pautada nos princípios políticos e pedagógicos da Pedagogia da Alternância e alinhada à concepção de Educação Popular de Paulo Freire. Por fim, produzimos material educativo com a finalidade de possibilitar aos(as) professores(as) da educação básica do campo acesso a um material que aborde os aspectos legais, históricos e conceituais referentes à Educação do Campo, e suas interfaces com a práxis educativa interdisciplinar no contexto da Pedagogia da Alternância. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a Pedagogia da Alternância se mostrou uma proposta em potencial para pensar a formação continuada de professores(as) do campo visto que proporciona reflexões interdisciplinares, bem como propõe uma práxis educativa libertadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Alternância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Práxis | pt_BR |
Título: dc.title | DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
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