DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGerke, Ana Carla Loss Furlan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-28T12:47:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-28T12:47:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-04-
identificador: dc.identifier.otherDIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869153-
Resumo: dc.description.abstractO texto apresenta a dissertação de pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) na Linha de Pesquisa Formação de Professores em Ensino de Humanidades, na linha temática de Educação do Campo e está vinculada ao Grupo de Pesquisa (CNPQ) Coletivo Girassol. Investiga o potencial formativo da Pedagogia da Alternância enquanto estratégia interdisciplinar mediadora da práxis. Os referenciais teóricos trabalhados discutem o conceito de práxis na busca por um trabalho pedagógico de caráter libertador, a formação continuada de professores do campo, a Pedagogia da Alternância e a Interdisciplinaridade (FREIRE 2021a, 2021b e 2021c; VÁZQUEZ, 1977; ARROYO, 2007; GERKE, 2014; GIMONET, 2007; SANTOMÉ, 1998; FRIGOTTO, 2008). Como método de investigação, adotou-se o Materialismo Histórico-Dialético, método de conhecimento da realidade concreta sistematizado por Karl Marx e Frederich Engels (2009). Para construção do corpus da pesquisa foi realizada observação livre com registros escritos e gravados em áudio; questionário com questões fechadas e abertas, grupo focal, observação participante nos momentos formativos e o diário de campo (escrito e gravado). Organizamos um Projeto de Formação, junto aos(as) professores(as) pautada nos princípios políticos e pedagógicos da Pedagogia da Alternância e alinhada à concepção de Educação Popular de Paulo Freire. Por fim, produzimos material educativo com a finalidade de possibilitar aos(as) professores(as) da educação básica do campo acesso a um material que aborde os aspectos legais, históricos e conceituais referentes à Educação do Campo, e suas interfaces com a práxis educativa interdisciplinar no contexto da Pedagogia da Alternância. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que a Pedagogia da Alternância se mostrou uma proposta em potencial para pensar a formação continuada de professores(as) do campo visto que proporciona reflexões interdisciplinares, bem como propõe uma práxis educativa libertadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráxispt_BR
Título: dc.titleDIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES NA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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