
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BORGES, Carmen Helena Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-27T18:56:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-27T18:56:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O minimalismo como estilo de vida no ensino da educação básica | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869134 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Como parte do processo de pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE-UFG), foi realizada uma dissertação com o título “O minimalismo como alternativa ao consumismo moderno no ensino da educação básica”. Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional: uma webquest intitulada “O minimalismo como estilo de vida no ensino da educação básica”, destinada a estudantes do Ensino Médio. O objetivo deste produto foi refletir sobre o consumismo e apresentar o minimalismo como uma alternativa viável ao consumo exagerado, trazendo benefícios individuais e globais para as pessoas e o meio ambiente, alinhando-se a alguns objetivos da BNCC. A base teórica vem de autores como Lipovetsky (2007) e Zygmunt Bauman (2008), que refletem sobre o consumismo na sociedade atual; Alencar (2021) e Negretto(2013), que debatem sobre o minimalismo e o consumo responsável. Os resultados esperados com este produto educacional são que os educandos tenham um primeiro contato e conheçam o minimalismo como estilo de vida, e que, em algum momento de suas vidas, venham a adotá-lo de forma parcial ou total. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8243 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Minimalismo. | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Consumo Responsável | pt_BR |
| Título: dc.title | O MINIMALISMO COMO ESTILO DE VIDA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| O MINIMALISMO COMO ESTILO DE VIDA NO ENSINO.pdf | 8,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869134/2/O MINIMALISMO COMO ESTILO DE VIDA NO ENSINO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons