Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Robson Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-26T13:29:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-26T13:29:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIAS PARA SOFIA: O ensino de ética como prática de cidadania | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869121 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O texto que apresentamos trata-se de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) vinculado à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades. A dissertação possui como objeto central a necessidade de que se considere na prática pedagógica os conteúdos que problematizem o ensino de valores como fio condutor para uma Educação Libertária e Crítica junto aos alunos do Ensino Fundamental II, enquanto análise propositiva. O ensino dos valores, atualmente e com uma vinculação histórica, tem sido relegado a um espaço pessoal, privado ou do convívio e do ensino familiar, visto que a “educação”, enquanto senso comum, se aprende em casa. De uma ordem comportamental, a ética passa a ser entendida como um conjunto de valores ora morais, ora de um domínio estranho, pois não pautado por uma lógica cidadã ou do universo dos deveres republicanos. Já a escola acaba por perceber-se enquanto espaço para o ensino de conteúdos específicos, resguardando o seu tônus de educação bancária, em que os ensinamentos da Ética são lançados, pela ótica da transdisciplinariedade, em um terreno infértil, ou terra de ninguém, que desresponsabiliza o fazer docente deste campo de ensino. Pretendemos apresentar uma abordagem para a discussão de temas éticos e morais que seja especialmente adaptada às exigências e complexidades enfrentadas pelos alunos do Ensino Fundamental II. Compreendemos que nesse período crucial na jornada educacional das crianças é fundamental oferecer um ambiente propício para a exploração e compreensão dessas questões. O produto educacional inspirado nas Novelas Filosóficas de M. Lipman e fundamentado na lógica da omnilateralidade representa um passo significativo em direção a uma educação mais completa, reflexiva e relevantemente contextualizada. Esta abordagem não apenas enriquece a jornada educacional dos alunos, mas também os capacita a enfrentar os complexos desafios do mundo contemporâneo. Ao promover a reflexão constante, a análise cuidadosa e a compreensão profunda, esta perspectiva propicia um ambiente de aprendizado que nutre não apenas o intelecto, mas também a capacidade de tomar decisões informadas e éticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 141 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | desenvolvimento moral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia para crianças | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de valores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ética | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIAS PARA SOFIA: O ensino de ética como prática de cidadania | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO_EDUCACIONAL_Historias_Para_Sofia_Dários_Joaquina.pdf | 144,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/869121/2/PRODUTO_EDUCACIONAL_Historias_Para_Sofia_Dários_Joaquina.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons