Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Eliaquim de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pinto, Nilson Vieira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Patrícia Ribeiro Feitosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-26T01:41:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-26T01:41:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://encurtador.com.br/tBfAe | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: olhares e itinerários degenerificados | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869103 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Cartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: olhares e itinerários degenerificados. Trata se de um mapa esquemático interativo com orientações pedagógicas para o ensino da dança na escola, desprovido de processos sociais generifcados. Revela-se que a escolha por este mecanismo didático ocorreu pela objetividade, dinamicidade e personalização do conteúdo, permitindo a simplificação de temas complexos e facilitando a aprendizagem, conforme apontaram Ribeiro e Silva (2021). Em adição, o uso de uma cartografia pedagógica interativa caminha com as novas demandas da sociedade informatizada e digital, ressignificando e inovando os processos de ensino-aprendizagem, garantindo a organização e a fixação dos pensamentos com maiores interesses tanto por quem acessa como por quem produz (Silva; Palmeira; Silva, 2020). Dessa maneira, ao se deparar com desafios e entraves para tematizar e problematizar a dança nas aulas de Educação Física constatadas nas narrativas docentes e nos diálogos durante os CRBs, o uso da ferramenta cartográfica pode ter condições de fomentar caminhos de direcionamentos, auxiliando e motivando as maneiras de abordar a dança enquanto conteúdo pedagógico e curricular, embora não se deva encarar o trajeto epistemológico traçado pelo produto educacional aqui apresentado como único, e sim, como possibilidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | site | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | https | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dança | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Título: dc.title | Cartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: olhares e itinerários degenerificados | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons