Cartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: olhares e itinerários degenerificados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Eliaquim de Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Nilson Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Patrícia Ribeiro Feitosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-26T01:41:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-26T01:41:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://encurtador.com.br/tBfAe-
identificador: dc.identifier.otherCartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: olhares e itinerários degenerificadospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869103-
Resumo: dc.description.abstractCartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: olhares e itinerários degenerificados. Trata se de um mapa esquemático interativo com orientações pedagógicas para o ensino da dança na escola, desprovido de processos sociais generifcados. Revela-se que a escolha por este mecanismo didático ocorreu pela objetividade, dinamicidade e personalização do conteúdo, permitindo a simplificação de temas complexos e facilitando a aprendizagem, conforme apontaram Ribeiro e Silva (2021). Em adição, o uso de uma cartografia pedagógica interativa caminha com as novas demandas da sociedade informatizada e digital, ressignificando e inovando os processos de ensino-aprendizagem, garantindo a organização e a fixação dos pensamentos com maiores interesses tanto por quem acessa como por quem produz (Silva; Palmeira; Silva, 2020). Dessa maneira, ao se deparar com desafios e entraves para tematizar e problematizar a dança nas aulas de Educação Física constatadas nas narrativas docentes e nos diálogos durante os CRBs, o uso da ferramenta cartográfica pode ter condições de fomentar caminhos de direcionamentos, auxiliando e motivando as maneiras de abordar a dança enquanto conteúdo pedagógico e curricular, embora não se deva encarar o trajeto epistemológico traçado pelo produto educacional aqui apresentado como único, e sim, como possibilidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentsitept_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypehttpspt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Título: dc.titleCartografia pedagógica para o ensino da dança na escola: olhares e itinerários degenerificadospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons