Tensão no campo das tecnologias digitais da educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorDaltro, Renato Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-22T13:38:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-22T13:38:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=tensao-no-campo-das-tecnologias-digitais-da-educacao&ebook_ano=2024&ebook_caps=0&ebook_org=0-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869050-
Resumo: dc.description.abstractO livro apresentado em forma de e-book tem como base o curso de Especialização em Educação Digital da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD), realizado em 2022, que é dividido em 04 módulos de ensino: Trilha 1 – Sociedade Tecnológica, Trilha 2 – Educação Digital, Trilha 3 – Competências Digitais, Trilha 4 – Cultural na Docência Digital, que foram apresentados no Memorial Acadêmico, descrito de forma autobiográfico, através da ação colaborativa dos membros das equipes formadas para a elaboração do Portfólio de final de curso. Com mais de vinte anos trabalhando a pesquisa sobre as origens camponesas no Brasil (a trajetória social de trabalhadores rurais, o capital social acumulado), veio-me a necessidade de mudar o objeto de estudo, desta vez com enfoque no campo da comunicação, para atender a proposta do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC, no Departamento de Educação (DEDC), Campi I da UNEB, Salvador, onde atuei como professor do quadro permanente do mestrado por cinco anos, entre os anos de 2010 a 2015, atuando na análise dos processos sociais tecnológicos e gestão educacional. Minha experiência em pesquisa nessa área, relacionando a mídia e a escola, aproxima-se do grupo de pesquisa cuja tendência é a contestação aos meios de comunicação, levando em conta, em maior ou menor grau, as questões de dominação do campo econômico. O sujeito do processo de comunicação mediática, na visão de Pierre Bourdieu e seus colaboradores, deixam de ser o indivíduo e passa a ser a estrutura que rege a comunicação: o Estado, os grandes grupos econômicos, os organismos produtores (Daltro, 2019).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Tecnologia educacional.pt_BR
Título: dc.titleTensão no campo das tecnologias digitais da educaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons