Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Daltro, Renato Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-22T13:38:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-22T13:38:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=tensao-no-campo-das-tecnologias-digitais-da-educacao&ebook_ano=2024&ebook_caps=0&ebook_org=0 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869050 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro apresentado em forma de e-book tem como base o curso de Especialização em Educação Digital da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD), realizado em 2022, que é dividido em 04 módulos de ensino: Trilha 1 – Sociedade Tecnológica, Trilha 2 – Educação Digital, Trilha 3 – Competências Digitais, Trilha 4 – Cultural na Docência Digital, que foram apresentados no Memorial Acadêmico, descrito de forma autobiográfico, através da ação colaborativa dos membros das equipes formadas para a elaboração do Portfólio de final de curso. Com mais de vinte anos trabalhando a pesquisa sobre as origens camponesas no Brasil (a trajetória social de trabalhadores rurais, o capital social acumulado), veio-me a necessidade de mudar o objeto de estudo, desta vez com enfoque no campo da comunicação, para atender a proposta do Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC, no Departamento de Educação (DEDC), Campi I da UNEB, Salvador, onde atuei como professor do quadro permanente do mestrado por cinco anos, entre os anos de 2010 a 2015, atuando na análise dos processos sociais tecnológicos e gestão educacional. Minha experiência em pesquisa nessa área, relacionando a mídia e a escola, aproxima-se do grupo de pesquisa cuja tendência é a contestação aos meios de comunicação, levando em conta, em maior ou menor grau, as questões de dominação do campo econômico. O sujeito do processo de comunicação mediática, na visão de Pierre Bourdieu e seus colaboradores, deixam de ser o indivíduo e passa a ser a estrutura que rege a comunicação: o Estado, os grandes grupos econômicos, os organismos produtores (Daltro, 2019). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Tecnologia educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | Tensão no campo das tecnologias digitais da educação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons