
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Filho, José Mendes Fonteles | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Marcos Alberto de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-22T11:59:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-22T11:59:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/485 | - |
| identificador: dc.identifier.other | POVOS INDÍGENAS: INCLUSÃO EM UNIVERSIDADES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869043 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta um breve relato sobre a criação das Jornadas Povos Indígenas e Universidades- JOPOI, seus objetivos, metodologia de organização, resultados e sua relevância para o fortalecimento das relações entre o mundo acadêmico e os povos originários do Brasil e do Continente. Na confecção do texto, utilizamos pesquisa documental e bibliográfica, entre outras abordagens metodológicas, nos servindo das publicações existentes sobre o objeto analisado, incluindo materiais digitais postados nos perfis da JOPOI na Internet. O referencial teórico dialoga com autores(as) que refletem sobre as novas formas de organização e mobilização social, a sociedade em rede e o poder da comunicação na era digital, o impacto das tecnologias de comunicação na sociedade em rede, os desafios da inclusão digital enfrentados pelos indígenas, e ainda hibridização cultural, educação intercultural e de colonial, inovação pedagógica e ecologia de saberes. Os resultados da pesquisa indicam que a JOPOI, não obstante estar apenas em sua 4ª edição em 2024, se constitui uma potente rede que mobiliza e articula dezenas de povos indígenas, universidades e outras instituições- inclusive do exterior- de apoio às lutas e objetivos coletivos desses povos. Revelam também um instigante processo de inovação na relação entre o mundo acadêmico e os povos originários do Brasil e outros países do Continente, marcado por práticas concretas de interculturalidade e inclusibilidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 926 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Povos Indígenas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades- JOPOI | pt_BR |
| Título: dc.title | JORNADAS POVOS INDÍGENAS E UNIVERSIDADES: INOVAÇÃO, INTERCULTURALIDADE E INCLUSÃO NA RELAÇÃO COM OS POVOS ORIGINÁRIOS DA AMÉRICA LATINA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons