
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Tesmer, Rodrigo Moulian | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Aguilar, Cristian Yáñez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-20T18:01:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-20T18:01:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/869006 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | El artículo analiza las representaciones escénicas de choyke purun, la danza mapuche del ñandú, en el campo artístico de folklore en Chile entre 1960 y 1992. La metodología de investigación empleada es el estudio de casos. Las unidades de análisis son montajes artísticos en el campo del folklore que tienen como motivo relevante a la danza mapuche del ñandú. La perspectiva desde la que se leen los datos es la teoría de las mediaciones socioculturales de las prácticas comunicativas que para este estudio traza las relaciones entre el texto escénico, el contexto de producción y el de circulación de las representaciones de la danza del ñandú. Los datos muestran la incorporación del choyke en la escena artística impulsada por un discurso nacional popular que considera y representa a los mapuche como parte del pueblo chileno. Solo al final del ciclo, el choyke se proyecta como expresión de la diversidad étnica en un Chile multicultural. En el transcurso del rango temporal estudiado, la continuidad en la escenificación del choyke purun instala a este motivo como parte del modelo canónico de la identidad mapuche construido por la sociedad chilena. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ESCENA | pt_BR |
| Título: dc.title | EL CHOYKE EN ESCENA: REPRESENTACIONES DE LA DANZA MAPUCHE DEL ÑANDÚ EN EL CAMPO ARTÍSTICO DEL FOLKLORE EN CHILE(Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: