
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Mascarenhas, Matheus Bezerra | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Macedo, Eloilma Moura Siqueira | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Parente, Filipe Ximenes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Jáderson Aguiar | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-20T15:19:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-20T15:19:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-10 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868982 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This paper is an experience report on teaching collective singing using the creation of sequenced arrangements according to possibilities of singing in parts for the development of musical skills and knowledge. The objective of the research was to analyze the benefits of this approach based on the contributions of the authors Houlahan and Tacka (2023), Leck and Jordan (2009) and Fragoso (2018). The study was carried out in a public school in the city of Fortaleza (CE) over a period of four months in weekly classes of two and a half hours with students aged 13 and 14. A field diary was used as a tool for data collection and reflections on the process. Although limited by some factors, the development of singing and listening in parts, rhythmic skills and, later and to a lesser extent, melodic skills, apprehension and articulation of musical vocabulary and vocal technique, attention, flow and perception of cycles, and socialization and disinhibition were observed. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ARRANGEMENT | pt_BR |
| Título: dc.title | ARRANGEMENT SEQUENCING AS A PEDAGOGICAL TOOL FOR TEACHING COLLECTIVE SINGING IN PUBLIC SCHOOLS (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: