Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio; | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PRONI, SANDRA MARA MIRANDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, PRISCILA CAROZA FRASSON | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-20T14:15:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-20T14:15:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO SEXUAL: MOMENTO DE APRENDER | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868977 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os meios de comunicação, entre tantos outros que utilizam o sexo para chamar a atenção das pessoas, acabam por estimular e criar curiosidades precoces nos adolescentes, o que dificulta bastante o processo de conscientização e responsabilidade individual sobre o assunto. Dessa forma, se torna cada vez mais importante a aprendizagem dos adolescentes quanto ao tema, nas instituições. Visando essa necessidade, este Produto Educacional (PE) é um material didático-pedagógico composto por uma Sequência de Atividades com a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP), como instrumento para auxiliar na discussão de temas sobre Sexualidade, dentro no componente curricular de Biologia. Temos preocupação em responder ao seguinte questionamento: Quais as principais contribuições de uma proposta de atividades para o ensino de Sexualidade de acordo com a dinâmica didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos, como recurso de ensino no componente curricular de Biologia? O PE, visa demonstrar a importância da temática Sexualidade durante as aulas de Biologia como elemento de aprendizagem, oportunizando ao indivíduo a educar-se sexualmente, estando comprometido com a transformação social, e o desenvolvimento da autonomia do adolescente frente às questões ligadas aos valores e comportamentos sexuais. Como destacamos, o PE propõe-se a corresponder a necessidade do aluno em compreender aspectos em relação à sua saúde sexual e reprodutiva, com ênfase no respeito, consentimento, equidade de gênero e prevenção à violência, levando-o a uma formação completa como cidadão. Dessa forma, possibilitar o desenvolvimento dos alunos de maneira a viverem a sexualidade de forma respeitável e prazerosa, sendo encarada como um elemento que compõe sua identidade pessoal, sendo entendida como um processo de desenvolvimento integral de cada um. Apresentaremos a Fundamentação Teórico-Metodológica, que infere em um aporte teórico sobre a relevância da Educação Sexual na escola, e a importância que a mesma seja de perspectiva emancipatória (ESE), a abordagem da Educação Sexual (ES) nos documentos oficiais da EB nacional, o uso da Divulgação Científica (DC), como instrumento para o ensino da ES e finalizamos com a dinâmica metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 M P). Na sequência, apresentaremos a estruturação do PE, com detalhamentos das atividades desenvolvidas, com uma sequência de seis temáticas: Gravidez Precoce, Abuso e Violência Sexual, Aborto, Conhecendo o Corpo, Sexting e Respeito a Diversidade. E por fim, apresentaremos algumas considerações finais para a utilização do PE para a aprendizagem discente de ES no Ensino Médio (EM) dentro do componente curricular de Biologia | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 45.863 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Sexual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência de Atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação Científica | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO SEXUAL: MOMENTO DE APRENDER | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SANDRA MARA MIRANDA PRONI.pdf | 45,86 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868977/2/SANDRA MARA MIRANDA PRONI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons