EDUCAÇÃO SEXUAL: MOMENTO DE APRENDER

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio;pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPRONI, SANDRA MARA MIRANDA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, PRISCILA CAROZA FRASSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-08-20T14:15:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-08-20T14:15:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-20-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO SEXUAL: MOMENTO DE APRENDERpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868977-
Resumo: dc.description.abstractOs meios de comunicação, entre tantos outros que utilizam o sexo para chamar a atenção das pessoas, acabam por estimular e criar curiosidades precoces nos adolescentes, o que dificulta bastante o processo de conscientização e responsabilidade individual sobre o assunto. Dessa forma, se torna cada vez mais importante a aprendizagem dos adolescentes quanto ao tema, nas instituições. Visando essa necessidade, este Produto Educacional (PE) é um material didático-pedagógico composto por uma Sequência de Atividades com a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP), como instrumento para auxiliar na discussão de temas sobre Sexualidade, dentro no componente curricular de Biologia. Temos preocupação em responder ao seguinte questionamento: Quais as principais contribuições de uma proposta de atividades para o ensino de Sexualidade de acordo com a dinâmica didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos, como recurso de ensino no componente curricular de Biologia? O PE, visa demonstrar a importância da temática Sexualidade durante as aulas de Biologia como elemento de aprendizagem, oportunizando ao indivíduo a educar-se sexualmente, estando comprometido com a transformação social, e o desenvolvimento da autonomia do adolescente frente às questões ligadas aos valores e comportamentos sexuais. Como destacamos, o PE propõe-se a corresponder a necessidade do aluno em compreender aspectos em relação à sua saúde sexual e reprodutiva, com ênfase no respeito, consentimento, equidade de gênero e prevenção à violência, levando-o a uma formação completa como cidadão. Dessa forma, possibilitar o desenvolvimento dos alunos de maneira a viverem a sexualidade de forma respeitável e prazerosa, sendo encarada como um elemento que compõe sua identidade pessoal, sendo entendida como um processo de desenvolvimento integral de cada um. Apresentaremos a Fundamentação Teórico-Metodológica, que infere em um aporte teórico sobre a relevância da Educação Sexual na escola, e a importância que a mesma seja de perspectiva emancipatória (ESE), a abordagem da Educação Sexual (ES) nos documentos oficiais da EB nacional, o uso da Divulgação Científica (DC), como instrumento para o ensino da ES e finalizamos com a dinâmica metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 M P). Na sequência, apresentaremos a estruturação do PE, com detalhamentos das atividades desenvolvidas, com uma sequência de seis temáticas: Gravidez Precoce, Abuso e Violência Sexual, Aborto, Conhecendo o Corpo, Sexting e Respeito a Diversidade. E por fim, apresentaremos algumas considerações finais para a utilização do PE para a aprendizagem discente de ES no Ensino Médio (EM) dentro do componente curricular de Biologiapt_BR
Tamanho: dc.format.extent45.863pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Sexualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência de Atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO SEXUAL: MOMENTO DE APRENDERpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons