Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Gustavo Frederico Bracher e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-20T02:12:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-20T02:12:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868939 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como principal objetivo o estudo do idiomatismo composicional de Juarez Moreira, tendo como foco a análise e a transcrição comentada de quatro peças para violão solo do álbum RIVA: Conversa Comigo Mesmo, Valsa Para Maria, Samblues e Riva. O texto se divide em quatro partes. A primeira parte consiste em apresentar um perfil biográfico-musical do compositor, visando contextualizálo no panorama musical brasileiro, apresentando sua origem, formação musical, trajetória profissional e obra composicional. A segunda parte trata da conceituação de idiomatismo no contexto musical, principalmente dentro da literatura violonística e da tradição do violão brasileiro e sua presença na produção de Juarez Moreira. A terceira parte aborda o processo de transcrição em obras de matriz popular, os problemas encontrados e as possibilidades de registro escrito. Na quarta parte apresentamos a apreciação e análise das obras Riva, Valsa Para Maria, Samblues e Conversa Comigo Mesmo do álbum RIVA. Apresentamos em anexo as partituras das transcrições do repertório analisado segundo os critérios estudados neste trabalho. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Idiomatismo | pt_BR |
Título: dc.title | O idiomatismo composicional de Juarez Moreira no álbum Riva e transcrição comentada de quatro peças (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | mapa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: