Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Renato Braga da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Fábio José da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Fialho, Roberto Paulo Bibas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-08-17T10:15:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-08-17T10:15:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Açaí: Desvendando a matemática na cadeia produtiva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/868898 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trabalho elaborado em conjunto ao programa de Pós-graduação em ensino de Matemática do centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA, no curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, da disciplina de Modelagem no Ensino de Matemática. Este trabalho objetiva trabalhar a Modelagem Matemática a partir do cultivo do açaí, na cidade marajoara de Breves no estado do Pará, uma cidade que conta com mais de 100 mil habitantes, possuindo uma economia que gira em torno do extrativismo, pecuária e agricultura. O açaí é proveniente de uma palmeira que recebe o nome de Açaizeiro (Euterpe Olaracea), podendo atingir uma altura de 30 metros a árvore possui um tronco delgado. Fruta comum em alguns países da América do Sul como: Colômbia, Venezuela, Guiana, Equador e Brasil. No Brasil sua ocorrência é especifica da região Amazônica e está presente na cultura e culinária das populações regionais, inter-regionais e mundial, o que justifica sua importância econômica e nutricional para essa região. (CUNHA et al., 2020). Neste contexto, a cadeia produtiva do açaí inclui, agricultores, intermediários, industrias de processamento e batedores de açaí artesanais. Essa cadeia é fundamental para gerar renda para as famílias de pequenos agricultores que estão na base dessa estrutura produtiva. Assim, a intenção neste trabalho é mostrar a Matemática que está por trás dessa atividade rotineira e muito comum presente na vida do povo brevense, possibilitando um ensino e uma aprendizagem significativa e prazerosa. Portanto nosso desejo é que esta obra contribua para os educadores de matemática que desejam abandonar o método convencional de ensino em favor de abordagens mais ativas, onde o professor atua como facilitador do aprendizado matemático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 617 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Adição de Números Inteiros | pt_BR |
Título: dc.title | Açaí: Desvendando a matemática na cadeia produtiva | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Livro Renato Braga.pdf | 616,74 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/868898/1/Livro Renato Braga.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: